Prêmio Jabuti de Ensaio 1982
Este ensaio tornou-se um clássico da bibliografia sobre Chico Buarque. A autora faz um original paralelo entre a obra do compositor e o período do regime militar. A chave de interpretação das canções não está no que o autor quis dizer ao descrever e criticar os acontecimentos sociais e políticos de seu tempo. Em vez disso, Adélia dá ênfase às fraturas e impasses de consciência que essa obra revela. Sob esse viés, são analisadas canções como Acorda Amor, Apesar de Você e Roda Viva, entre outras.
Capa: Moema Cavalcanti
Sumário
Introdução
Lirismo Nostálgico
As Canções de Repressão
Variante Utópica
Vertente Crítica
Considerações Finais
Iconografia
Adendo – Chico Buarque: Criador e Revelador de Sentidos
Obras Consultadas
Informação adicional
Peso | 0,670 kg |
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Dimensões | 16 × 23 × 1,2 cm |
ISBN | 85-7480-001-5 |
Páginas | 248 |
Edição | 4ª |
Ano | 2002 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Adélia Bezerra de Meneses
Adélia Bezerra de Meneses, doutora pela USP em Teoria Literária, lecionou Literatura Brasileira na Technische Universität de Berlim e é professora de Teoria Literária na USP e na Unicamp. Pela Ateliê, publicou Desenho Mágico – Poesia e Política em Chico Buarque (ganhador do Prêmio Jabuti 1982), Figuras do Feminino na Canção de Chico Buarque, As Portas do Sonho e Cores de Rosa.
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