As populações excluídas foram constantemente retratadas nas canções de Adoniran Barbosa. Neste estudo, Francisco Rocha toma a vida e a obra do artista como pontos de partida para analisar a São Paulo dos anos 1950. Merece destaque o cotidiano urbano, com suas personagens anônimas e os sinais do “”progréssio””. As fotos de Alice Brill e as relíquias do extinto museu Adoniran Barbosa ilustram a época em que viveu o criador de Saudosa Maloca, Iracema, Trem das Onze e História Paulista.
Sumário
Prefácio – Arnaldo Daraya Contier
Apresentação
Vida Urbana: Novo Paradigma da Era do Progresso
Na Era do Progresso, a Era do Rádio
Adoniran e a Cidade
Representações da Metrópole: São Paulo — Os Anos 1950
Um Samba-Exaltação no IV Centenário
Isto é São Paulo
São Paulo – A Cidade que Mais Cresce no Mundo
Da Cruz de Anchieta aos Blocos de Cimento Armado
Histórias das Malocas
Progréssio, Progréssio
Viagem Costeira pela Vida dos Humildes
Letra de Samba
Adoniran, o Narrador da Metrópole
Um Artista Afinado com as Vozes da Cidade
São Paulo: Espetáculo de Riqueza e Miséria
De João Rubinato a Adoniran Barbosa
Os Demônios da Garoa
Adoniran: O Sambista e a Arte de Narrar
O Narrador
A História de Iracema
Um Samba Ambulante
A História da Saudosa Maloca
Procurando Adoniran
Fontes e Bibliografia
Informação adicional
Peso | 0,560 kg |
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Dimensões | 16 × 23 × 1,1 cm |
ISBN | 85-7480-114-3 |
Páginas | 184 |
Edição | 1ª |
Ano | 2002 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Francisco Rocha
Francisco Rocha é professor e historiador pós-graduado pela Universidade de São Paulo, onde surgiram os primeiros esboços deste trabalho.
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