R$44,90
Este livro é sobre a prosa de Gertrude Stein, sobre as influências que ela exerceu e exerce sobre artistas e escritores, e sobre sua tradução, interlinguística e intersemiótica. Mas “Gertrude é uma Gertrude” (Augusto de Campos, 1986). Ela ainda parece ser, como Edmund Wilson sugeriu há décadas, “absolutamente ininteligível mesmo para o mais simpático leitor”. Se seus experimentos não se adequaram facilmente ao aparato crítico-teórico de seu tempo, isso parece não ter avançado muito. As razões são bem conhecidas. Ao subverter premissas fundamentais, manipular surpreendentemente gêneros e normas, Gertrude criou um idioma experimental quase sem precursores. Sua prosa exige um leitor especial, atento a pequenas variações (fônicas, rítmicas, prosódicas, sintáticas, semânticas) criadas pela manipulação de um pequeno acervo de grupos lexicais ordinários, como moduladores adverbiais e cláusulas transitivas, e liberto dos efeitos criados pela redundância aparente. Qualquer abordagem de sua obra deve enfrentar seu “lance de dados”, “indigesto” até hoje. Ele desafia teorias, métodos, categorias, classificações e hábitos de interpretação. O cenário que emerge deste livro sugere que domínios radicais de invenção e descoberta de novos processos de linguagem, em muitos ambientes artísticos, deve à obra de Gertrude aquilo que ela melhor representa — a vertente experimental mais originalmente independente da tradição conhecida.
Em estoque
Gertrude Stein, Tradução e Intermidialidade – João Queiroz, Luci Collin & Daniella Aguiar
Um Cessar das Semelhanças: Stein / Picasso / Duchamp – Marjorie Perloff
Gertrude Stein: O Problema com a Mímesis – Isabelle Alfandary
Uma Rosa Re-encarnada — Stein Traduzindo Shakespeare – Luci Collin
Gertrude Stein e a Vanguarda para Crianças – Dirce Waltrick do Amarante
Uma Trilha de Rosas — Os Múltiplos Legados de Gertrude Stein à Arte da Década de 1960 – Tania Orum
Tradução Intersemiótica de Gertrude Stein para Dança – João Queiroz & Daniella Aguiar
De Gertrude Stein à Música: Intersemiose como Fundamento para uma Criação Musical – Edson Zampronha
Abraão Abulafia Visita o Papa: Fragmento de uma Ópera Steiniana – Jerome Rothenberg
Gertrude Stein e a Melodia de Timbres – Augusto de Campos
Sobre os Autores
Peso | 0.385 kg |
---|---|
Dimensões | 16 × 22.5 × 0.17 cm |
Ano | 2018 |
Edição | 1ª edição |
Encadernação | brochura |
ISBN | 978-8574-8081-16 |
Páginas | 216 |
Francisca Luciana Sousa da Silva –
Muito interessante e instigante! Quero demais!
Ricardo Vieira Lima –
O livro é excelente! Recebi rápido e em ótimo estado. Recomendo!