“Após o abandono da crença em Deus, a poesia é aquela essência que toma seu lugar como redenção da vida”, lembra Terry Eagleton ao citar o poeta Wallace Stevens. Mas, se a essência é a própria expressão da beleza, então a Bíblia não deveria ser a fonte primeira, a síntese de tudo, na qual reside a beleza e a salvação?
Os capítulos reunidos nesse belíssimo livro, organizado por João Leonel, abrem novas veredas para essa questão aparentemente insolúvel da fé e da fruição por meio da leitura bíblica. Ou, melhor dizendo, da palavra que assume a vocação salvacionista, capaz de conduzir o leitor/ouvinte a uma experiência mística, embora não se descuide de seu valor estético. Reside, talvez, nessa aparente dualidade – fé/fruição – o fascínio que os leitores ateus da Bíblia despertam, particularmente quando o trato com a palavra constitui sua profissão de fé. O maior mérito de Bíblia, Literatura e Recepção consiste em extrair da Palavra o seu valor estético, a sua beleza, reafirmando, outrossim, a fé, a esperança e o amor na obra humana. E se o lapso que separa o tempo da produção dos textos do tempo de sua recepção não raro força a análise ao limite do anacronismo, este parece um risco necessário para aqueles que desejam manter viva a leitura da Bíblia. [Marisa Midori Deaecto]
Coedição: Editora Mackenzie
Sumário
Prefácio – O Livro entre Nós – Marisa Midori Deaecto
Introdução
I. Bíblia como Literatura
1. Por Que Começam Assim os Evangelhos? – Anderson de Oliveira Lima
2. Mateus 1:18-2:23: A Identidade Messiânica de Jesus – Julio Paulo Tavares Mantovani Zabatiero
3. Forma e Função da Esterilidade no Ciclo Narrativo de Sara e Abraão – Suzana Chwarts
4. Cenário, Construção de Sentido e Leitor: “Casa” no Evangelho de Mateus – João Leonel
5. A Inauguração do Templo de Salomão: Estratégias Narrativas na Construção de um Novo Discurso – Ricardo Cesar Toniolo
II. Bíblia e Literatura
6. Graciliano Ramos e a Bíblia Sagrada: A Leitura do Texto Religioso Enquanto Desmistificação e Metáfora – Thiago Mio Salla
7. O Pecado das Origens e a Busca de Sentido: Releituras de Mark Twain e Machado de Assis – Alex Villas Boas
8. Imagens da Bíblia na Poesia Épica Brasileira: Frei Manuel de Santa Maria Itaparica e Olavo Bilac – Cristhiano Aguiar
9. A Ambivalência Textual no Conto “Via Crucis” de Clarice Lispector – Thiago Cavalcante Jerônimo
III. Bíblia e Recepção
10. A Recepção da Bíblia na Cultura: Entre Estrutura Complexa e Distância Temporal – Paulo Augusto de Souza Nogueira
11. O Poder da Palavra: O Pai Nosso no Cristianismo Emergente – Bert Jan Lietaert Peerbolte
12. Marginalia Sacra: Uma Pesquisa Sobre Anotações a Mateus – Jonathan Luis Hack
13. Worshiper, Worker, Warrior: Representations of Nehemiah in Children’s Bibles – Angela Parchen Rasmussen
14. “Espelhos de Papel”: Funcionalidades de Paradigmas Bíblicos a Luz da Hagiografia e da Biografia Devota em Portugal (Séculos XVII-XVIII) – Paula Almeida Mendes
15. Interpretación Biblica y Formación Moral de la Mujer en el Siglo XIX: El Angel del Hogar – Carmen Yebra Rovira
Informação adicional
Peso | 0,870 kg |
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Dimensões | 18 × 25,5 × 2 cm |
Ano | 2022 |
Edição | 1a. edição |
Encadernação | brochura |
ISBN | 978-65-5580-045-6 |
Páginas | 368 |
Autor(es)
- João Leonel
João Leonel possui graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul e em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo, mestrado em Ciências da Religião com concentração em Bíblia, pela Universidade Metodista de São Paulo, doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em História da Leitura pelo Centro de História da Leitura pelo Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. É professor no Seminário Presbiteriano do Sul e na graduação e pós-graduação em Letras, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (atuando na linha de pesquisa: Literatura e Discurso Religioso). Coordena o Núcleo de Estudos Bíblia e Literatura (NEBIL, CNPq). Autor dos livros História da Leitura e Protestantismo Brasileiro (2016); Mateus, o Evangelho (2013); Bíblia, Literatura e Linguagem (2011, com Júlio Zabatiero), entre outros. [Foto: Mackenzie]
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