Crítica e Criação – Um Estudo da Kreisleriana Op. 16 de Robert Schumann
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Este é um instigante estudo sobre a obra para piano que é considerada símbolo da estética romântica. Com estrutura labiríntica e especular, a Kreisleriana Op. 16 foi inspirada num personagem do escritor E.T.A. Hoffmann. Mónica Vermes analisa o intenso diálogo entre a obra de Schumann e o pensamento dos artistas e filósofos que lançaram os fundamentos do romantismo alemão. É nesse sentido que a peça de Schumann funcionou, segundo a autora, como um ponto de convergência entre crítica e criação.
Sumário
Agradecimentos
Introdução
Tópicos de Música e Crítica Românticas
- A música como centro das artes
- Romantismo
- O romantismo filosófico-literário na Alemanha
- A crítica musical
- Música romântica
E. T. A. Hoffmann e a Crítica Musical Romântica
- A crítica musical romântica
- A sonata
- E. T. A. Hoffmann, crítico musical
- E. T. A. Hoffmann e sua crítica à música de Beethoven
- Compositores-crítico
Robert Schumann, Compositor e Crítico Romântico
- Schumann, entre a música e a literatura
- A literatura e as composições de Schumann da década de 1830
- Carnaval Op. 9
- A crítica musical de Schumann
Kreisleriana
- Schumann e Hoffmann
- A kreisleriana de E. T. A. Hoffmann – parte I
- A Kreisleriana de E. T. A. Hoffmann – parte II
- Kreisler em A Vida e Opiniões do Gato Muur
- A crítica musical de Schumann à época da Kreisleriana
- A gênese da Kreisleriana
- A Kreisleriana de Schumann e Kreisler
Conclusão
Referências Bibliográficas
Informação adicional
Peso | 0,520 kg |
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Dimensões | 16 × 23 × 1,2 cm |
ISBN | 978-85-7480-354-8 |
Páginas | 184 |
Edição | 1ª |
Ano | 2007 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Mónica Vermes
Mónica Vermes é musicóloga e professora de História da Música na Universidade Federal do Espírito Santo. Realiza pesquisa sobre música do século XIX e suas correlações com a cultura e a sociedade, na Europa e no Brasil.
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