Exclusão social, degradação ambiental, violência sectária e populismos autoritários são questões que, combinadas, já pareciam levar a um impasse a condição humana, antes mesmo de sua fragilidade ser exposta por uma pandemia.
Um mergulho na história e na evolução da espécie humana, da vida e do cosmo, conduzido pelas ciências sociais e naturais, permite descortinar o panorama maior de que os seres humanos são parte, como observadores privilegiados e, no âmbito de seu planeta, também como partícipes ativos.
A percepção crítica desse percurso natural e social dá elementos para se vislumbrar uma ética dessa aventura, para os humanos conviverem entre si e com as demais espécies, e para educarem, diante de um futuro imponderável, jovens que se saibam integrantes ativos da biosfera, não apenas seus moradores, e protagonistas da história, não seus meros observadores.
Capa: Fernando Chui
5 avaliações para Educar para o Imponderável
Sumário
Agradecimentos
Prefácio
Introdução
I. O IMPONDERÁVEL
Novos Desafios
Educar sem Perspectivas
Razões para Outra Ética
II. A AVENTURA
História e Civilizações
Antecedentes e Ancestrais
Evolução da Vida e do Universo
III. A ÉTICA
Consciência Crítica do Percurso
Uma Ética da Aventura
Educar para o Imponderável
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Informação adicional
Peso | 0,450 kg |
---|---|
Dimensões | 14 × 21 × 1,3 cm |
Ano | 2021 |
Edição | 1ª edição |
Encadernação | brochura |
ISBN | 978-65-5580-019-7 |
Páginas | 232 |
Autor(es)
- Luis Carlos de Menezes
Luís Carlos de Menezes é Professor Sênior no Instituto de Física da Universidade de São Paulo e integra a Cátedra de Educação Básica no Instituto de Estudos Avançados dessa Universidade. Tem discutido e coordenado propostas curriculares, escrito livros sobre física, ensino de ciências e formação de professores, com foco em uma educação para a sociedade pós-industrial. Bacharel em Física (Universidade de São Paulo -1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University -1971), Doutor em Física (Universitaet Regensburg -1974). Membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo. Consultor da Unesco para propostas curriculares. Principais focos de trabalho e de publicação de livros e artigos: educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências.
MARISA VIEIRA DA SILVA –
Ótima.
MARISA VIEIRA DA SILVA –
Ótima.
5
MARIA IZABEL ANDRADE SILVEIRA RODRIGUES RODRIGUES –
muito bom
Rute Barboza da Silva –
otimo…
Solismar Venzke Filho –
Magnífico.