Desde meados do século passado ampliaram-se muito nossos conhecimentos sobre a Idade Média, na qual se reconhece a matriz da civilização ocidental cristã. Mas ainda subsistem múltiplas facetas interessantes a explorar, uma delas a produção utópica da época, que a historiografia tende a negar.
De um lado, argumenta-se não ser possível falar em utopia antes de Tomás More ter criado a palavra, no começo do século XVI. De outro lado, afirma-se que as pessoas da Idade Média pensavam demais na perfeição do Além para poderem imaginar uma sociedade perfeita nesta vida.
O livro que o leitor tem em mãos mostra, contudo, com refinamento conceitual e erudição, que houve várias utopias na Idade Média, cuja compreensão ajuda a lançar luz sobre não poucos aspectos do Ocidente atual.
Projeto gráfico e capa: Negrito Produção Editorial
Sumário
Prefácio
Siglas e Abreviações
Parte I. A Questão Conceitual
Capítulo 1. O Exílio Terreno, Condição da Utopia
Capítulo 2. A Palavra e a Coisa: A Perspectiva Realista
Capítulo 3. A Palavra e a Coisa: A Perspectiva Nominalista
Capítulo 4. A Semântica Conceitual
Capítulo 5. A Sintaxe Conceitual
Capítulo 6. O Espaço Ausente
Capítulo 7. O Tempo Suspenso
Parte II. As Comunidades Utópicas Medievais
Capítulo 8. Os Traços Utópicos: Pureza e Ordem
Capítulo 9. Os Traços Utópicos: Justiça e Paz
Capítulo 10. Os Traços Utópicos: Fraternidade e Igualdade
Capítulo 11. Os Traços Utópicos: Liberdades e Prosperidade
Capítulo 12. O Espírito Utópico: O Mundo de Ponta-Cabeca
Capítulo 13. O Espírito Utópico: Utopia e Heresia
Capitulo 14. Um Ensaio de Tipologia
Parte III. A Matriz Edênica
Capítulo 15. Local de Beleza e Fartura
Capítulo 16. Local de Saúde e Imortalidade
Capítulo 17. Local de Harmonia e Justiça
Capítulo 18. Local de Unidade e Androginia
Capítulo 19. Local Oculto e Inacessível
Capítulo 20. Via Peregrinationis
Capítulo 21. Memória do Paraíso
Conclusão
Lista de Imagens e Créditos Fotográficos
Índices
Utopias
Temático
Autores da Antiguidade Pagã
Autores da Antiguidade Cristã
Autores Medievais (Até Fins do Século XV)
Autores da Idade Média Tardia (Séculos XVI-XVII)
Artistas Medievais (Até Fins do Século XVII)
Obras Anônimas
Manuscritos
Livros Bíblicos
Personagens (Históricos e Imaginários)
Lugares (Geográficos e Imaginários)
Informação adicional
Peso | 1,480 kg |
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Dimensões | 18 × 25 × 3,2 cm |
Edição | 1a. edição |
Encadernação | com sobrecapa, Capa dura, Ilustrado |
ISBN | 978-65-5580-042-5 |
Páginas | 552 |
Autor(es)
- Hilário Franco Jr.
Hilário Franco Júnior nasceu em São Paulo. Professor aposentado do Depto. de História-USP, doutorou-se nessa instituição e fez o pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales com Jacques Le Goff. Dentre seus livros estão A Eva Barbada. Ensaios de Mitologia Medieval (Prêmio Jabuti 1997), Cocanha. A História de um País Imaginário (Prêmio Jabuti 1999, Prêmio Oliveira Martins Especial do Júri 2000, Prêmio Finale Ligure di Storia Medievale 2001 pela edição italiana desse livro), A Dança dos Deuses. Futebol, Sociedade, Cultura. Publicou pela Ateliê Editorial: Cocanha. Várias Faces de uma Utopia; Dante – O Poeta do Absoluto; Em Busca do Paraíso Perdido.
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