Fogos de Artifício: Flaubert e a Escritura
R$68,00
Verónica Galíndez-Jorge se propõe a fazer uma releitura original e acessível da obra de Gustave Flaubert. A autora, que é professora da USP, analisa manuscritos do escritor francês e discute seu processo de criação. Ela tem em vista, especialmente, o modo como personagens de diferentes narrativas flaubertianas passam por alucinações. A pesquisadora encontra semelhanças conceituais e estilísticas entre esses episódios e, a partir deles, comenta as relações entre loucura e literatura.
Sumário
Agradecimentos
Prefácio – Claudia Amigo Pino
Introdução
Em Torno do Problema
- Alucinação e Escritura
- Flaubert e a Escritura
- Biblioteca e Repetição
- Da Parte à Parte Sem Ir ao Todo?
- Diálogos
- E a Crítica Genética, o que Tem a Dizer sobre Esses Manuscritos?
- Questões Acerca da Leitura dos Manuscritos
- Caindo nas Armadilhas dos Manuscritos
- Uma Procura para Além do (R)Estabelecimento de uma Cronologia de composição
A Explosão dos Fogos
- O Cavalo do Selvagem de Croisset
- Os Espaços Escriturais
- Em Torno de Madame Bovary
- Como as Mil Peças de um Jogo de Escritura
- A Alucinação nos Planos e Roteiros de Madame Bovary
- A Cena
- Entre os Roteiros e o Trabalho da Forma
- La Pioche
- Mobiliando o Pensamento
A Imagem da Explosão
- A Escritura por Flaubert
- O Detalhe
- (D)Escrevendo a Escritura
- A Repetição do Detalhe e os Primeiros Deslocamentos Teóricos
- A Alucinação e as Reflexões Psicológicas do Século XIX
- Alucinação, Imagem e Descrição
Conclusão
Bibliografia
Informação adicional
Peso | 0,460 kg |
---|---|
Dimensões | 12,5 × 20,5 × 1,2 cm |
ISBN | 978-85-7480-454-5 |
Páginas | 208 |
Edição | 1ª |
Ano | 2009 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Verónica Galíndez-Jorge
Verónica Galindez Jorge - Possui graduação em Letras Modernas Francês Português pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS) pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica genética, crítica literária, literatura francesa, teoria da escritura e literatura francesa contemporânea. [Foto: plataforma Lattes]
Avaliações
Não há avaliações ainda.