Oferta!

Gil Vicente – edição antiga

R$35,00 R$16,80

As três peças reunidas nesta edição estão entre as mais representativas do teatro ibérico medieval. Apesar da diversidade de temas e estilos, todas elas se caracterizam pelo rigor poético e pela visão crítica em relação à sociedade da época. Essas obras contêm também humor refinado e aguda ironia, traços singulares de Gil Vicente. Segismundo Spina, professor emérito da USP, sintetiza no prefácio o que os críticos literários produziram nas últimas décadas sobre as obras do escritor português.

Prefácio e Notas: Segismundo Spina (USP)

Em estoque

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Gil Vicente – edição antiga”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Introdução

Dados biográficos

Carreira dramática

Terminologia e classificação

Normas para o Estabelecimento do Texto

A Farsa do Velho da Horta

Argumento

Considerações sobre a peça

O Velho da Horta – Farsa (1512)

Auto da Barca do Inferno

Argumento

Considerações sobre a Peça

Fontes

Auto da Barca do Inferno (1517)

Farsa de Inês Pereira

Argumento

Considerações sobre a Peça

Farsa de Inês Pereira (1523)

Inês Fantesiosa

Inês Mal-Maridada

Inês Quite e Desforrada

Bibliografia

Informação adicional

Peso 0.200 kg
Dimensões 12 × 18 × 1.2 cm
Ano

2014

Edição

39a edição

Encadernação

brochura

ISBN

978-85-7480-541-2

Páginas

200

Autor(es)

  • Gil Vicente
    Gil Vicente (c. 1465- c. 1536) foi ourives, autor da Custódia de Belém, e o primeiro grande dramaturgo português. É considerado o pai do teatro português. A obra vicentina é tida como reflexo da mudança dos tempos e da passagem da Idade Média para o Renascimento, fazendo-se o balanço de uma época onde as hierarquias e a ordem social eram regidas por regras inflexíveis, para uma nova sociedade onde se começa a subverter a ordem instituída, ao questioná-la. Foi o principal representante da literatura renascentista portuguesa, anterior a Camões, incorporando elementos populares na sua escrita. A Ateliê Editorial publicou as obras vicentinas Auto da Barca do Inferno, com comentários e notas do Prof. Ivan Teixeira; Gil Vicente, com comentários e notas do  Prof. Segismundo Spina, apresentando três peças: Farsa de Inês Pereira, Auto da Barca do Inferno e O Velho da Horta; e Farsa de Inês Pereira, com apresentação e notas dos Profs. Izete Fragata e Carlos Minchillo.
  • Segismundo Spina
    Professor emérito da Universidade de São Paulo, Segismundo Spina deu contribuições fundamentais à filologia, à crítica textual e aos estudos literários. No Brasil, tornou-se referência obrigatória para os estudos da obra camoniana e da estética barroca. Foi também responsável pela difusão do conhecimento objetivo das estruturas do poema. A Ateliê Editorial publica parte de suas obras, algumas das quais tinham circulação restrita ou já se encontravam esgotadas. Matérias sobre Segismundo Spina

Você também pode gostar de…