Imprensa Confiscada pelo DEOPS – 1924-1954, A
R$140,00
![]() |
Prêmio Jabuti de Ciências Humanas 2004
Muitos jornais de militância política foram proibidos de circular pelo extinto Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo. Neste livro, estão reunidas as publicações confiscadas por esse órgão entre 1924 e 1954. Esses registros, agora públicos, mostram de que maneira cada governo do período vigiou e reprimiu a livre expressão de ideias. Os documentos revelam, assim, as estratégias de censura adotadas pelas autoridades políticas para construir sua própria versão da história.
Coedição: Imprensa Oficial
Sumário
Apresentação
O Jornalismo Revolucionário Ilustrado – Boris Kossoy
Imprensa Irreverente, Tipos Subversivos – Maria Luiza Tucci Carneiro
Jornais Nacionais
- Acção
- A Cana
- A Classe Operária
- A Farpa
- A Lanterna
- A Nossa Palavra
- A Noticia
- A Offensiva
- A Opinião do Povo
- A Ordem
- A Platéa
- A Plebe
- A Voz da Egreja
- A Vóz dos Alfaiates
- A Voz dos Trabalhadores
- A Voz Sionista
- Ararat
- Brasil Chú-gai Shimbun
- Crônica Israelita
- Darbiniku Zodis
- Deutscher Morgen
- Dom Casmurro
- Emancipação
- Folha da Noite
- Frente Juvenil
- Gaceta Hispana
- Hoje
- Humanidade
- Imprensa Popular
- Jornal de São Paulo
- Juventude
- Juventude (Rio de Janeiro)
- La Difesa
- L’Italia (La Difesa)
- Liberdade
- Mensageiro da Paz
- Mensageiro Lutherano
- Mitteilungen
- Músu Zodis
- Músu Lietuva
- Nossa Bandeira
- Nossa Terra
- O Clarmi d’Alvorada
- O Graphico
- O Guatambú
- O Integralista
- O Jovem Proletário
- O Liga
- O Pacificador
- O Preso Proletário
- O Sindicalista
- O Trabalhador
- O Trabalhador da Light
- O Trabalhador Têxtil
- O Trabalho
- O Xadrez
- Roteiro
- Sentinela Vermelha
- Soldado Vermelho
- O Tranviário
- Tribuna Operária
- Voz Operária
- Voz Portuária
- Zoria – A Estrella
Jornais Estrangeiros
- Ateneo
- Avanzada
- Central Verein Zeitung
- Das Neue Tage-Buch
- El Luchador
- Gemeinde Blatt
- Kinder-Rundschau
- L’Adunata dei Refrattari
- La Libertad
- La Vanguardia
- La Voz
- Lavoro
- Pour Une Paix Durable
- Tierra y Libertad
Matrizes da revolução
Editores
Fontes
Bibliografia
Índice Onomástico
Informação adicional
Peso | 1,420 kg |
---|---|
Dimensões | 23 × 28 × 1,6 cm |
ISBN | 85-7480-152-6 |
Páginas | 296 |
Edição | 1ª |
Ano | 2004 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Boris Kossoy
Boris Kossoy, professor titular da USP, é um dos mais importantes pesquisadores e ensaístas brasileiros dedicados à fotografia. Ele prioriza em suas reflexões os modos como se constroem ficções e realidades por meio do documento visual. Não por acaso, suas análises passam necessariamente pelas questões da história, da memória e do jornalismo. Além da trilogia formada pelos livros: Fotografia & História, Tempos da Fotografia e Realidades e Ficções na Trama Fotográfica, Kossoy publicou pela Ateliê A Imprensa Confiscada pelo Deops – 1924-1954, organizado em parceria com Maria Luiza Tucci Carneiro, e agora lança o seu mais novo título O Encanto de Narciso.
- Maria Luiza Tucci Carneiro
Maria Luiza Tucci Carneiro, natural de Santa Adélia (SP), é historiadora e Professora Livre Docente da Departamento de História da FFLCH - Universidade de São Paulo, desde 1984. Credenciada nos Programas de Pós-Graduação em História Social e Direitos Humanos da Faculdade de Direito São Francisco/USP. Entre 1999 e 2004, foi pioneira no inventário do Fundo Deops/SP, coordenando o Projeto Temático Fapesp Arquivos da Repressão e da Resistência, com Boris Kossoy. Desde 2006 é coordenadora do LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação/USP, onde mantém a Base de Dados Arqshoah - Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo. Autora dos livros: Dez Mitos sobre os Judeus (Ateliê Editorial, 2020), traduzido para o inglês (Sussex Academic Press, 2020), francês (L'Harmattan, 2020) e espanhol (Cátedra, 2016); Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos Judeus Refugiados do Nazifascismo, 1933-1945 (Perspectiva, 2010), traduzido para o francês (L’Harmattan, 2017) e alemão (Lit Verlag, 2014); Brasil Judaico: Mosaico de Nacionalidades (Maayanot, 2013); Imprensa Confiscada pelo Deops, 1924-1954, com Boris Kossoy (Ateliê Editorial; Imesp, Apesp, 2003); O Veneno da Serpente: Aspectos do Antissemitismo no Brasil (Perspectiva, 2003); O Olhar Europeu: O Negro na Iconografia do Século XIX, em coautoria com Boris Kossoy, 2ed. (Edusp, 2004); O Antissemitismo da Era Vargas: Fantasmas de uma Geração (1930-1945), 3ª ed. (Perspectiva, 2001); Brasil, Refúgio nos Trópicos (Estação Liberdade, 1999). Desde 2015 é diretora da Coleção Vozes do Holocausto - Histórias de Vida. Refugiados do Nazifascismo e Sobreviventes da Shoah. Brasil 1933-2017, em coautoria com Rachel Mizrahi (Maayanot, 5 volumes). Prêmio Jabuti: 1999, 2004 e 2010. Co-organizadora das coletâneas: Índios no Brasil. Vida, Cultura e Morte, (Intermeios, 2019); 95 Anos do Genocídio Armênio: Negacionismo, Silêncio e Direitos Humanos (Humanitas, 2018); Histórias de Migrantes: Caminhos Cruzados (Humanitas, 2014); Histórias Migrantes (Humanitas, 2014); As Doenças e os Medos Sociais (Ed. Unifest); Tempos de Fascismos (Edusp, 2010); Imigrantes Japoneses no Brasil. Trajetória, Imaginário e Memória (Edusp, 2010); Antissemitismo nas Américas (Edusp, 2009); Minorias Silenciadas. História da Censura no Brasil (Edusp, 2002).
Avaliações
Não há avaliações ainda.