Oferta!

Livros, Editoras & Projetos

R$30,00 R$6,00

Esta obra reúne depoimentos de quatro editores, todos eles professores da USP: Jacó Guinsburg, Jerusa Pires Ferreira, Plinio Martins Filho e Maria Otilia Bocchini. Resulta de um encontro entre profissionais, docentes e pesquisadores realizado em 1988 na Universidade Federal do Paraná. Com registros de prática profissional, pesquisa e docência, Livros, Editoras & Projetos apresenta uma interessante síntese entre o conhecimento gerado na Universidade e a atuação no mercado editorial.

Oferta válida enquanto durar o estoque

Primeira edição

Assuntos: Editoração
Veja sua lista de desejos!

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Livros, Editoras & Projetos”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Apresentação – Leilah Santiago Bufrem

A proposta – Jerusa Pires Ferreira

O Editor e o Projeto

  • Uma Proposta Editorial – Jacó Guinsburg

Relações Editoriais

  • A Relação Produtor/Editor – Plínio Martins Filho

Espaços Laboratoriais e Aprendizagem

  • Projeto Editoriais em Laboratório – Maria Otilia Bocchini

Uma Observação Editorial

  • Livros e Editoras Populares – Jerusa Pires Ferreira

 

Informação adicional

Peso 0.245 kg
Dimensões 16 × 16 cm
Páginas

120

Encardenação

Brochura

Autor(es)

  • Jacó Guinsburg
    Jacó Guinsburg, editor da Perspectiva, é autor e tradutor de inúmeros livros acadêmicos e professor aposentado da ECA/USP. O Que Aconteceu, Aconteceu é seu primeiro livro de contos.
  • Jerusa Pires Ferreira
    Jerusa Pires Ferreira nasceu em Feira de Santana, na Bahia, em 1938, e iniciou sua formação acadêmica em Salvador. Ela se mudou para São Paulo nos anos 1970 e concluiu o doutorado em ciências sociais na USP em 1980. Conferencista frequentemente convidada para diversas instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, especialmente nas universidades de Limoges, na França, e a Autônoma de Barcelona. Foi autora de inúmeros artigos além de professora de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP. Pela Ateliê Editorial publicou: Armadilhas da Memória e Outros Ensaios, Cultura das Bordas - Edição. Comunicação. Leitura, Matrizes Impressas do Oral - Conto Russo no Sertão e Livros, Editora & Projetos (et alii) e Leituras Imediatas (obra póstuma). Autora de inúmeros livros e artigos sobre cultura popular e literatura, um de seus trabalhos mais célebres é Cavalaria em Cordel: O Passo das Águas Mortas, de 1979, relançado pela Edusp em 2017. O livro faz um panorama histórico da literatura de cordel e a relaciona com as histórias de cavalaria do período medieval. Entre outros campos de pesquisa, destacam-se ainda a cultura, oralidade, memória e as relações entre literatura, comunicação e artes. Ela também era tradutora e principal divulgadora dos trabalhos de Paul Zumthor e de Henri Meschonnic no Brasil. Ela foi casada com o tradutor Boris Schnaiderman, que morreu em 2016 aos 99 anos. Jerusa faleceu em 21 de abril de 2019.
  • Maria Otilia Bocchini
    Maria Otília Bocchini é graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (1966), concluiu o doutorado em Ciências da Comunicação na ECA-USP em 1994. Atuou como docente no curso de Editoração da ECA-USP (1985-2011) e como docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP (1995-2013), na linha de pesquisa Informação e Mediações nas Práticas Sociais. Participa do Grupo de Pesquisa "Jornalismo e Construção da Cidadania". É coautora do livro Para Escrever Bem. É apoiadora da Descomplica Brasil, iniciativa que defende o uso do texto fácil de ler nas informações importantes para a vida das pessoas. É membro da Clarity International e da Plain Language Association InterNational, associações internacionais que defendem o uso do texto simples. Desde 2013 é também associada à Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI). Especialista em informação clara, atua junto à empresa Todotipo Comunicação, como estrategista de comunicação interna e externa de organizações.
  • Plinio Martins Filho
    Plinio Martins Filho é doutor em editoração pela USP e atua no mercado editorial há mais de 35 anos. Foi professor de Editoração na Anhembi Morumbi e leciona no curso de Editoração na ECA-USP. Trabalhou durante dezoito anos na Editora Perspectiva. Atualmente é diretor-presidente da Edusp.