Oferta!

Pai, O [edição antiga]

(1 avaliação de cliente)

R$42,00 R$25,20

A morte de Euclides da Cunha foi um fato marcante do início do século XX. O então cadete Dilermano de Assis, com quem o escritor trocou tiros, casou-se com Ana, viú­va de Euclides. Dirce Cavalcanti é a filha que o general Dilermano teve depois de se separar de Ana. Pelos olhos de criança e depois adolescente, seguimos a dolorosa tomada de consciência de ser “a filha do assassino”. No decorrer do depoimento, acompanhamos como ela perdeu e recuperou a estima pelo pai, protagonista da tragédia.

Nota Inicial: Antonio Candido

Pesquisar no texto deste livro:
powered by Google
Assuntos: Memória

Em estoque

1 avaliação para Pai, O [edição antiga]

  1. jose38

    Comovente livro sobre desdobramentos do confronto entre Euclides de Cunha e Dilermando de Assis, escrito pela filha de Dilermando. Em nome do brilho literário de Euclides, Dilermando, seu assassino, em duelo passional provocado por Euclides, tem sido satanizado e condenado pela opinião emocional e ligeira do vulgo. A autora deste belo e oportuno livro, é filha do segundo casamento de Dilermando, depois de se separar da viúva de Euclides, com quem se casara. Não sabia da história de seu pai. Descobriu-a aos poucos, ainda criança, nas agressões que lhe eram dirigidas, mesmo na escola, por professores, por ser filha de quem era. Herdou o estigma do pai.

Adicionar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

Nota Inicial – Antonio Candido

Carta de Vovô Rodrigo para sua filha, Marieta

O Pai

Informação adicional

Peso 0.466 kg
Dimensões 14 × 21 cm
ISBN

85-85851-74-0

Páginas

192

Edição

Ano

1998

Encardenação

Brochura

Autor(es)

  • Dirce de Assis Cavalcanti
    Dirce de Assis Cavalcanti nasceu em Castro (PR), educou-se no Rio de Janeiro e viveu, como esposa de diplomata, em Moscou, New York, Hong Kong, Bonn, Paris, México e Bruxelas. Escritora e artista plástica publicou, no Brasil, dois livros de memórias, O Pai e O Velho Chico, e o livro de contos, Histórias de Banheiro, pela Ateliê Editorial. É autora também dos livros de poemas Kawabata e Eu, Livro dos Mistérios, e A Pele das Palavras.

Você também pode gostar de…