“A Pintura como Modelo para uma Filosofia da Expressão… é uma leitura de Merleau-Ponty. Ele trata, especialmente, do seu pensamento sobre, ou melhor, como expressão; mais particularmente ainda, como discurso e como pintura. E, assim como os textos do filósofo lido, também o livro que daí resulta não se presta a escolhas de alternativas; não se classifica como ensaio de estética, nem de filosofia da arte. É, antes, uma proposta de contágios – naquela mesma dimensão abissal – entre pensamento e pintura, entre filosofia e arte.
Trata-se de uma leitura de Merleau-Ponty. E como quer o filósofo, uma boa leitura, isto é, a partir de Merleau-Ponty, com ele e para além dele.
Ler este livro é, pois, leitura de uma leitura. Ao bom leitor – de olhos e ouvidos atentos – esta leitura é capaz de propiciar uma singular compreensão: compreenderá que se pode ouvir vozes indiretas no silêncio verbal da imagem e enxergar cores na prosa do pensamento.”
[Salma Tannus Muchail]
Sumário
PREFÁCIO – Celso Favaretto
INTRODUÇÃO
1. As achegas de um tempo
2. O todo, as partes
CAPÍTULO I – O MUNDO DE MERLEAU-PONTY
1. O Ser, desenho do ser
2. Entre a cadência da Natureza e as determinações da Ciência
3. O mutismo do universo do saber
4. Percepção, arquétipo do encontro originário
5. O um e o outro
CAPÍTULO II – O CORPO
1. O corpo, paisagem-limite entre a consciência e o mundo
2. O corpo em-cena
3. A imaterialidade da carne
CONCLUSÃO
1. Olhar, círculos que se envolvem – Merleau-Ponty encontra Cézanne
POSFÁCIO – Ana Westphal
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Informação adicional
Peso | 0,320 kg |
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Dimensões | 14 × 21 × 0,9 cm |
Ano | 2018 |
Edição | 1ª edição |
Encadernação | brochura |
ISBN | 978-85-7480-806-2 |
Páginas | 144 |
Autor(es)
- Ana Westphal
Ana Westphal - Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instituição em na qual realizou Mestrado [2015] e Graduação [2011] em Filosofia.
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