Revistas Científicas – Dos Processos Tradicionais às Perspectivas Alternativas de Comunicação

R$44,00

Os avanços tecnológicos permitiram que a participação da comunidade científica no processo de produção e avaliação do conhecimento se tornasse mais ágil. Mas eles não diminuíram a importância da revista científica como elemento privilegiado de comunicação da ciência. Discutir a revista científica tanto sob o ponto de vista teórico como prático continua uma proposição necessária ao panorama da construção da ciência. Em um conjunto de textos bem fundamentados, este livro traz uma contribuição efetiva para todos aqueles envolvidos na elaboração do saber científico no país.

Pesquisar no texto deste livro:
powered by Google

Fora de estoque

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Revistas Científicas – Dos Processos Tradicionais às Perspectivas Alternativas de Comunicação”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sumário

À Guisa de Prefácio — Dinah Aguiar Población
Apresentação: Revistas Científicas: da Incubação à Visibilidade — Geraldina Porto Witter

  1. Revista Científica e Pesquisa: Perspectiva Histórica — Kátia de Carvalho
  2. Avaliação da Produção Científica Nacional: Contextualização e Indicadores — Rogério Mugnaini
  3. Incubadora de Revistas Científicas — José Fernando Modesto da Silva, Marcelo dos Santos e Ana Paula Pereira dos Prazeres
  4. Autoria, Movimentos Atuais de Publicações e a Web 2.0 — Marcos Luiz Mucheroni
  5. Indexação de Revistas Científicas em Bases de Dados — Regina Castro
  6. Ética na Publicação de Artigos Científicos — Dalton Luiz de Paula Ramos e Nelita de Vecchio Puplaksis
  7. A Terminologia e a Legitimação do Conhecimento nos Artigos das Revistas Científicas — Vânia Mara Alves Lima e Marilda Lopes Ginez de Lara
  8. Análisis de Visibilidad de los Portales Web de las Revistas Científicas de Iberoamérica — Sonia Sanchez-Cuadrado e Jorge Morato
  9. Produção e Financiamento de Periódicos Científicos de Acesso Aberto: um Estudo na Base SciELO — Suzana Pinheiro Machado Mueller

Sobre os Autores

Informação adicional

Peso 0.435 kg
Dimensões 16 × 23 cm
ISBN

978-85-7480-571-9

Páginas

240

Edição

Ano

2011

Encardenação

Brochura

Autor(es)

  • Dinah Aguiar Población
    Dinah Apparecida de Mello Aguiar Población possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1952), especialização em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Madrid (1990). Atualmente é Professora Doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria da Informação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cientometria - Área da Saúde, Documentos da Área da Saúde - Publicações, Medicina-Produtividade Científica, Produção Científica, Produção Docente - Área da Saúde e Produtividade Científica-Usp.
  • Geraldina Porto Witter
    Geraldina Porto Witter era livre-docente pela USP. Na PUC-Campinas ocupou diversos cargos e também foi Pró-Reitora. Foi coordenadora da área de Pós-Graduação na Unicastelo.
  • Lucia Maria S. V. Costa Ramos
    Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981); Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2010); Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2015). Diretora Técnica do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP. Atuação na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas especializadas, odontologia, divulgação científica, acesso à informação e redes de informação científica e na gestão dos serviços da biblioteca e coordena a BVS-Odontologia Brasil certificada em 04/10/2010. Docente em 2011 da disciplina Mediação da Informação do Programa de Pós-Graduação da FAINC - Santo André.
  • Vânia M. B. de Oliveira Funaro
    VÂNIA MARTINS BUENO DE OLIVEIRA FUNARO possui graduação em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Documentação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP-1982); Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP-1997) e Doutorado em Ciência da Informação pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP- data da defesa: 13/04/2010). Foi professora da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1996-2014) e é bibliotecária da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: bases de dados, biblioteconomia, recuperação da informação, bibliotecas especializadas e bibliotecas universitárias, estudo de usuários e produção científica. Participou do doutorado sanduíche na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha, financiada pela CAPES.

Você também pode gostar de…