Romance de Formação: Caminhos e Descaminhos do Herói
R$106,00
3o. Lugar Prêmio Literário 2021 Mário de Andrade
Fundação Biblioteca Nacional
Categoria Ensaio Literário
Talvez Dom Quixote seja o mais nobre e distante precursor do romance de formação, mas o modelo ou paradigma do Bildungsroman é atribuído a outra obra monumental do Ocidente: Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, de Goethe.
Se o romance da desilusão do século XIX pode ser lido como desdobramento ou variante do romance de formação, na literatura moderna e contemporânea, grandes narradores também assimilaram elementos estruturais desse gênero, dando-lhe nova feição.
Não por acaso, Wilhelm Meister é citado no Ulisses, de James Joyce como “Uma alma hesitante armando-se contra um mar de problemas, dilacerada por dúvidas conflitantes, como vemos na vida real”. De fato, esse tipo de narrativa evoca uma viagem no mar conturbado da vida, em que a personagem é acossada por dificuldades materiais e dilemas morais, filosóficos. Ela busca um sentido para sua existência numa sociedade desagregada e numa época em que as normas, já instáveis, devem ser questionadas.
Os ensaios densos e sugestivos deste volume analisam romances que, em graus diferentes, apresentam características do Bildungsroman ou de seus correlatos. Daí a rica diversidade de contexto histórico, cultural e linguístico dos livros comentados.
Para o modesto autor destas linhas, o romance de formação, que sonda e analisa a passagem da juventude à maturidade, com seus desafios, implicações e mudanças, tem sido uma espécie de bússola, de inspiração e, por que não dizer, de paixão.
Neste tempo de colapso do humanismo, a formação educacional plena (ou ao menos razoável) é essencial para impedir o avanço de qualquer forma de obscurantismo e barbárie. [Milton Hatoum]
1 avaliação para Romance de Formação: Caminhos e Descaminhos do Herói
Sumário
Nota Editorial – Maria Cecilia Marks
Prefácio – Marcus Vinicius Mazzari
Marcus Vinicius Mazzari
Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister: “Um Magnífico Arco-Íris” na História do Romance
Maria Cecilia Marks
No Meio da Travessia: Aproximações e Diferenças na Formação de Wilhelm Meister e de Riobaldo
Wilma Patricia Maas
Goethe, o Meister: A Experiência Artística como Narrativa da Falha
José Feres Sabino
Romance Psicológico: Um Relato da Deformação do Eu
Maria Augusta da Costa Vieira
Cervantes: Dom Quixote e Sancho Pança – Fragmentos de uma Aprendizagem Deleitosa
Rafael Rocca dos Santos
E. T. A. Hoffmann e a (Anti)formação Parodística
Sandra Guardini Vasconcelos
Philip Pirrip: As Grandes e as Perdidas Ilusões
Paulo Bezerra
Um Adolescente à Procura de Seu Eu
Marcos Natali
Aspectos Elementares da Insurreição Indígena: Notas em Torno a Os Rios Profundos, de José María Arguedas
Jean Pierre Chauvin
Isaías Caminha: Romance de Formação?
Gunter Karl Pressler
Aprendizagem e Fracasso do Jovem Alfredo: Dalcídio Jurandir e o Romance Moderno de Formação na Amazônia Oriental
Walnice Nogueira Galvão
Os Miseráveis e a Causa do Povo
Alexandre Bebiano de Almeida
“Para Governar a França, É Preciso Mão de Ferro”: As Ideias Feitas no Romance de Flaubert
Luís Bueno
Prontos de Nascença: A Formação do Homem Brasileiro de Elite em Machado de Assis
Willi Bolle
Crise do Romance – Crise de um País: Berlin Alexanderplatz, de Alfred Döblin
Eduardo de Assis Duarte
O Bildungsroman Proletário de Jorge Amado
Horst Rolf Nitschack
Quarup: Uma Educação Sentimental pelo Povo
Mário Luiz Frungillo
Um Herói de Duas Faces – Sobre as Ambiguidades do Impostor Felix Krull
Daniel R. Bonomo
Romances de Formação de Romance: Camilo Castelo Branco e a Trilogia de Onde Está a Felicidade?
Gloria Carneiro do Amaral
Formação de Duas Jovens Esposas
Cintia Acosta Kütter
Balada de Amor ao Vento, de Paulina Chiziane: Bildungsroman Feminino
Valéria Sabrina Pereira e Helmut Galle
A Formação do Indivíduo em Tempos do Darwinismo. O Romance O Pescoço da Girafa, de Judith Schalansky
Mona Lisa Bezerra Teixeira
A Educação pela Linguagem em Perto do Coração Selvagem e A Maçã no Escuro
Érica Gonçalves de Castro
“Uma História das Ideias em Vez de uma História do Mundo” – A Dimensão da Formação em O Homem Sem Qualidades
Flavio Quintale
James Joyce e o Romance de Formação: Um Retrato do Artista Quando Jovem
Fábio de Souza Andrade
O Último Cigarro, o Primeiro Lápis: A Vida como Rascunho em A Consciência de Zeno, de Italo Svevo
Sobre os Autores
Informação adicional
Peso | 0,990 kg |
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Dimensões | 16 × 23 × 3,10 cm |
Edição | 1ª edição |
Encadernação | brochura |
ISBN | 978-65558-000-74 |
Páginas | 576 |
Autor(es)
- Marcus Vinicius Mazzari
Marcus Vinicius Mazzari é professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Traduziu para o português textos de Adelbert von Chamisso, Bertolt Brecht, Gottfried Keller, Heinrich Heine, Karl Marx, Walter Benjamin, Jeremias Gotthelf e outros. Entre suas publicações estão Romance de Formação em Perspectiva Histórica (Ateliê Editorial, 1999), Labirintos da Aprendizagem (2010) e A Dupla Noite das Tílias. História e Natureza no Fausto de Goethe (2019). Elaborou comentários, notas, apresentações e posfácios para o Fausto de Goethe (Primeira e Segunda Parte), em tradução de Jenny Klabin Segall. - Maria Cecilia Marks
Maria Cecilia Marks é mestre e doutora em Letras – Teoria Literária e Literatura Comparada – pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Desenvolve uma linha de estudos comparativistas em torno da obra de Guimarães Rosa, em diálogo com autores como Goethe, Rabelais, Thomas Mann e Dostoiévski, entre outros. Já publicou artigos em revistas acadêmicas tais como RUS e Literatura e Sociedade. É editora de periódicos e livros e atua como mediadora de leitura com grupos dedicados ao estudo de obras de Guimarães Rosa e Robert Musil.
Regina –
Muito bom