Jean-Jacques Rousseau escreveu incansavelmente sobre os mais variados assuntos e as artes sempre foram um tema central e estruturante de seu pensamento. Este livro é fruto do Colóquio Rousseau e as Artes, realizado pelo Consulado Geral da Suíça em São Paulo e pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2012. Aqui estão reunidos textos de especialistas das áreas de história da arte, história da arquitetura, história da música e estética, que discutem vários conceitos propostos por Rousseau, acompanhando os ecos e os desdobramentos de suas ideias desde o século XVIII até a arte contemporânea.
Organização: Célia Gambini e Paulo Mugayar Kühl
Sumário
Agradecimentos
Apresentação – Paulo Mugayar Kühl
- Da Teoria Musical à Reflexão sobre as Artes: Notas sobre os Antecedentes Musicológicos do Discurso sobre as Ciências e as Artes de Rousseau – Marie-Pauline Martin
- Rousseau por Grétry: Releitura do Pensamento Lírico de Rousseau nas Memórias de Grétry – Benjamin Pintiaux
- Rousseau, Tartini e a Universalidade da Música – Pierpaolo Polzonetti
- Teatro, Política e Educação em Rousseau – Mário Videira
- O Filósofo da Natureza e o Apóstolo da Natureza – Afinidades entre Rousseau e Ruskin – Maria Lucia Bressan Pinheiro
- O Homem, a Floresta e a Onça: As Raízes Rousseaunianas de Félix-Émile Taunay – Claudia Valladão de Mattos Avolese
- A Questão da Igualdade na Paisagem de Nicolas-Antoine Taunay – Elaine Dias
- Jacob Burckhardt e Claude Lévi-Strauss, Leitores de Rousseau – Luiz Marques
- Inocência. Paradigmas Contemporâneos do Espectador como um Eco de Rousseau – Peter J. Schneemann
Informação adicional
Peso | 0,580 kg |
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Dimensões | 16 × 23 × 1,2 cm |
ISBN | 978-85-7480-701-0 |
Páginas | 160 |
Edição | 1ª |
Ano | 2015 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Célia Gambini
Célia Gambini - curadora, consultora, pesquisadora, produtora executiva projetos culturais. Tradutora e intérprete francês português. - Paulo Mugayar Kühl
Paulo Mugayar Kühl é graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Pós-doutorado pela New York University (2008) e livre-docência pela Unicamp (2012), onde ensina desde 1993. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte e História da Ópera, atuando principalmente nos seguintes temas: poética e preceptivas, ópera, século XVIII, século XIX, história da arte. Desenvolve pesquisas sobre artes visuais e ópera em Portugal, no Brasil, na Itália e na França, com uma preocupação abrangente em termos das relações culturais entre Europa e Américas.
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