Em sua Poética, Aristóteles atribui superioridade da arte literária em relação ao teatro. O filósofo afirma que não é o espetáculo que seduz o espírito, mas o mito, que é a “alma da tragédia”. Neste ensaio, Daisi Malhadas traça as origens da tragédia, descreve as representações em Atenas e analisa a presença do gênero no Brasil. Professora e pesquisadora da Unesp, a autora faz uma releitura crítica do teatro clássico e, de modo claro e inovador, fornece um contraponto à teoria aristotélica.
Sumário
Uma Vez mais o Estagirita – Renata Pallottini
Introdução
A Definição de Tragédia por Aristóteles
As Partes do Enredo e o Trágico
Poesia Teatral
A Vingança em Cena
E Após a Vingança… Orestes
Conclusão
Apêndices
- As Dionisíacas Urbanas e as Representações
- Teatrais em Atenas
- A Tragédia Grega Hoje – Algumas Representações no Brasil
Bibliografia
Informação adicional
Peso | 0,380 kg |
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Dimensões | 14 × 21 × 0,9 cm |
ISBN | 85-7480-187-9 |
Páginas | 111 |
Edição | 1ª |
Ano | 2003 |
Encardenação | Brochura |
Autor(es)
- Daisi Malhadas
Daisi Malhadas foi docente e pesquisadora na área de língua e literatura grega e no curso de pós-graduação na linha de Teoria do Drama da Unesp Campus Araraquara. Pela Ateliê, publicou Tragédia Grega - O Mito em Cena e organizou o Dicionário Grego-Português.
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