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Um roqueiro está nervoso. Ele apresenta sua maior criação à bela e arrogante diva da ópera, que o esnoba. Um assassino está à solta. A estranha atmosfera de Céus Derretidos é como a de um romance gótico subvertido – porque aqui fumaças e sombras, irracionalismo e alucinação não têm origem sobre-humana, mas cotidiana. Com uma estrutura narrativa ágil, de frases curtas, os autores buscam o casamento entre Céu e Inferno: o céu da arte e da paixão, o inferno da violência – ou seria o contrário?
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Livro de devolução
Capa com pequena avaria, miolo em bom estado
Um roqueiro está nervoso. Ele apresenta sua maior criação à bela e arrogante diva da ópera, que o esnoba. Um assassino está à solta. A estranha atmosfera de Céus Derretidos é como a de um romance gótico subvertido – porque aqui fumaças e sombras, irracionalismo e alucinação não têm origem sobre-humana, mas cotidiana. Com uma estrutura narrativa ágil, de frases curtas, os autores buscam o casamento entre Céu e Inferno: o céu da arte e da paixão, o inferno da violência – ou seria o contrário?
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Capa com manchas
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R$62,00
A alma masculina possui uma sensibilidade muito particular, cheia de contradições, raramente revelada. É dentro desse enigma que Marcos Rodrigues se propõe mergulhar em seu primeiro livro de ficção, composto por 52 pequenas narrativas do cotidiano. No texto que dá nome ao volume, por exemplo, há uma revelação de pai para filho na qual se reconhece o direito do homem à fragilidade. O autor, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, revela uma escrita firme porém afetuosa.
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R$65,00
O livro Cicatriz, segundo depoimento do autor, reúne poemas escritos desde 1995 e é feito dos poemas que, presentes, nele estão reunidos, e de outros tantos que formam ausências, sentidas, contudo, no corte e na cicatriz de seus descartes.
Assim, encarte e descarte formam uma das tensões poéticas do livro de Eduardo Guimarães, ao lado da remissão e do corte entre os poemas e mesmo no interior de cada poema.
No arranjo final do livro, essas tensões aparecem como que numa narrativa, cuja sintaxe, pelo estranhamento das combinações, mais do que representar a dúvida, o caminho entrecortado que a produziu, apresenta o próprio poema “W ou V” como o modo da dúvida estampado na forma de sua anunciação. CARLOS VOGT
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A rejeição da violência, o profundo senso de justiça e a dignificação do amor são a tônica dos poemas aqui reunidos. Em todos eles prevalece, como vibração existencial, o homem como medida para as coisas. Cheio de um fervor contido e diligente, Prado demonstra domínio técnico e sensibilidade para com a questão do social. Este é o livro de poesia de estreia do autor, que é também tradutor e professor universitário. O crítico literário e professor da USP Antonio Candido assina o prefácio.
Prefácio: Antonio Candido
Coedição: Oficina do Livro
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“Imagine uma conspiração de personagens bíblicos, deuses pagãos e figuras mitológicas, todos unidos para pôr abaixo, com impulso de vingança, uma cidade de comuns mortais”. Assim Bernard Ajzenberg nos convida a ler esta fábula. Marcelo Novaes narra a história de uma família que se desagrega misteriosamente, enquanto o lugar onde vivem é dominado por divindades orquestradas por Onan, pai da masturbação. Cidade de Atys é um conto de fadas para adultos, sem os escrúpulos do politicamente correto.
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Jacinto de Thormes nasce e se cria numa mansão em Paris, onde leva uma vida luxuosa e repleta de prazeres. Entretanto, só conhece a felicidade plena quando vai morar nas terras simples do interior de Portugal, onde se casa e tem filhos. Com este romance, Eça de Queirós responde uma velha questão colocada pela cultura europeia: qual é a verdadeira fonte da felicidade? O autor ironiza o culto ao progresso e enaltece as coisas simples, associadas aos valores nacionais.
Apresentação: Paulo Franchetti (Unicamp)
Notas e Comentários: Leila Guenther
Ilustrações: Hélio Vinci
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Os dezenove contos que compõem o primeiro livro de Thelma Guedes são flagrantes do dia a dia, recortes de momentos decisivos e situações-limite. Os temas fundantes da sensibilidade humana – desejo, medo, solidão e morte – são a matéria literária essencial da autora. Mais do que estopins do sofrimento, eles são tratados aqui como processos desintegradores da própria consciência. É o que faz desta obra uma experiência perturbadora, que leva o leitor a um percurso de inquietações e perplexidades.
Ilustrações: Moa Simplício
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De um lado, reflexão e ironia, exortação e elegia; de outro, corte e elipse, efeito de choque permanente entre imagens que misturam os registros do real no limite da irrealidade. Nos poemas de Cinematografia, de Paulo Lopes Lourenço, a suntuosidade lírica da poesia portuguesa – e da tradição lusitana do poema em prosa – se associa a uma percepção propriamente “cinematográfica” da sensibilidade contemporânea, compondo uma narrativa poética ímpar, calcada no lampejo e no raciocínio que extrai sentido, não raro paradoxal, da materialidade da experiência. [Manuel da Costa Pinto]
Ilustrações: Fernando Lemos
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Essas canções infantis – ditas “de ronda”, ou “de roda” – fazem parte da nossa infância e, por isso, sempre despertaram em mim o desejo de escrever poemas sobre elas. Adotei, como Villa-Lobos, o nome de “cirandas”. E tentei fazer o que ele fez – e genialmente: assumi-las numa forma erudita, sem perder seu encanto e seu frescor. Assim, escolhi o soneto: forma de beleza imperecível e exigente, pela sua concisão e musicalidade. E é essa musicalidade que procurei manter nas minhas versões pessoais do patrimônio comum dos povos brasileiro e português. E, visto que muitas dessas cirandas têm várias versões, optei pela mais normativa gramaticalmente e mais sugestiva no seu conteúdo, ciente de que, primeiro: a forma e o ritmo de um poema fazem parte essencial desse conteúdo, já são significativos e poéticos por eles mesmos; depois, nada garante que as minhas opções reencontrem o “original” das rondas…
Ilustrações: Egas Francisco de Souza
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A Revolução de 1932, o magistério, a saída de Minas Gerais e o encontro com o Rio de Janeiro. Esses são alguns dos temas abordados neste volume, que abrange toda a década de 1930. Para o crítico e jurista Prudente de Moraes Neto, trata-se de um documento sem par na nossa literatura. Obra de inspiração proustiana, O Círio Perfeito reconquista o passado pela memória involuntária. Assim, sua rica documentação comenta e esclarece nossa recente história social.
Prêmio José Olympio 1983
Coedição: Editora Giordano
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Desde os primeiros livros de Clarice Lispector, o olhar aparece como o principal instrumento de conhecimento e autoconhecimento. O objetivo principal deste ensaio é desenhar a trajetória de gênese desse olhar, elegendo como momento privilegiado o romance A Cidade Sitiada, de 1949. Por meio dele, a autora procura compreender um dos aspectos centrais da obra de Clarice: o modo como sujeito e mundo se constituem. Regina Pontieri é professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP.
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R$45,00
Apesar de ter uma obra pouco vasta, Camilo Pessanha é uma referência central da lírica portuguesa. A recusa ao sentimentalismo confessional e o apurado senso rítmico, que violenta os princípios da métrica tradicional, marcam-no como escritor singular de seu tempo. Não à toa, seus poemas influenciaram as obras de Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro. Além do ensaio crítico e das notas explicativas de Paulo Franchetti, esta edição conta com biografia, cronologia e bibliografia sobre o autor.
Organização, Apresentação e Notas: Paulo Franchetti
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Avaliação 5.00 de 5
R$69,00
Prêmio Good Design Awards 2013
Prêmio If Design Awards 2013
Prêmio Lusófono da Criatividade 2014
Utilizando-se apenas de imagens de um antigo catálogo brasileiro de clichês tipográficos (Catálogo de Clichês D. Salles Monteiro, publicado em edição fac-similar pela Ateliê Editorial, em 2003), Gustavo Piqueira compõe uma inusitada narrativa visual contemporânea em seu novo livro, Clichês Brasileiros.
Os clichês tipográficos eram matrizes, gravadas em madeira ou metal, utilizadas como complemento figurativo ao conteúdo textual no processo tipográfico de impressão, método dominante na produção de impressos durante quase cinco séculos.
Mas o título do livro não se deve exclusivamente às matrizes usadas para a confecção das ilustrações. A cada virada de página, topamos com outro tipo de clichês brasileiros: dos históricos, como a chegada dos portugueses, a catequização dos índios ou os ciclos do café e do ouro, até clichês do Brasil de hoje, cheio de engarrafamentos, dívidas, condomínios fechados e alienação. Todos retratados com sutil irreverência e grande riqueza gráfica.
O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.
Projeto Gráfico: Gustavo Piqueira (Casa Rex)
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Cluster. Significa cacho, ramalhete, enxame – em inglês. Um cluster: um determinado número de poemas se completando ou se anulando. Os poemas reunidos em Clusters, de Pedro Marques, têm um lirismo antilírico, amoldado ao humor e à ironia. O poeta observa o mundo com disposição lúdica: brinca com os temas, usa imagens oníricas e insólitas num tom de zombaria, salta da expressão contundente ou lacônica para o verso desdobrado.
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Toda utopia é um produto histórico, válvula de escape para frustrações, deficiências e angústias. Cocanha, por exemplo, é uma terra imaginária onde há fartura, ociosidade, juventude e liberdade. Por corresponder a profundos anseios coletivos, essa lenda não se restringiu à França medieval, onde surgiu. Em vez disso, enraizou-se no imaginário de diversos povos ao longo dos séculos. Neste livro, o leitor encontrará as diversas versões da lenda – incluindo a de São Saruê, a Cocanha brasileira.