Exibindo 1–16 de 44 resultados
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R$63,00Esta é uma compilação de quase duzentas ilustrações criadas pelo pintor e desenhista Marcelo Cipis para o caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Seus desenhos complementavam a coluna de Joyce Pascowitch, que assina a apresentação do livro. O artista é dono de um traço sutil, de leitura nem um pouco óbvia. Na coluna diária, guiados pela sensibilidade da colunista e do ilustrador, a imagem e o texto caminhavam juntos numa interação que dispensava diálogos.
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R$63,00 R$37,80Esta é uma compilação de quase duzentas ilustrações criadas pelo pintor e desenhista Marcelo Cipis para o caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo. Seus desenhos complementavam a coluna de Joyce Pascowitch, que assina a apresentação do livro. O artista é dono de um traço sutil, de leitura nem um pouco óbvia. Na coluna diária, guiados pela sensibilidade da colunista e do ilustrador, a imagem e o texto caminhavam juntos numa interação que dispensava diálogos.
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Capa com manchas
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R$180,00Entender a percepção como fenômeno estético é o que motiva as reflexões deste livro. Os treze ensaios retomam ideias de Lyotard, Argan, Winnicott, Bachelard, Chauí, entre outros. No entanto, o pensamento de Frayze-Pereira gira em torno das obras de Freud, Merleau-Ponty e Foucault. Com eles, o autor mostra que a arte se faz no encontro de dois sentimentos: o da forma e o do mundo. A partir dessa conexão entre percepção e política, a obra lança nova luz sobre o entendimento humano.
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R$86,00Autodidata e sofisticado, Mário Cafiero reúne aqui mais de trinta anos de trabalho. Segundo o artista, sua produção é marcada pela “busca constante de signos que possam traduzir ou acrescentar ao olhar”. Os desenhos e ilustrações foram publicados originalmente pela Folha de S. Paulo ou usados em anúncios e embalagens, muitos ainda inéditos. Admirado em seu meio, o “mestre Mário”, nas palavras de Guto Lacaz, já ilustrou livros de grandes escritores brasileiros.
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Avaliação 5.00 de 5
R$308,00O livro Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci reproduz os mais de 1200 desenhos anatômicos de Da Vinci, distribuídos em 215 gravuras feitas em preto e branco. Conhecidas por sua extraordinária beleza e precisão, tais imagens antecederam, em muito, trabalhos análogos que viriam a aparecer até o século XVII. Na presente edição, as figuras foram dispostas em ordem cronológica com o objetivo de apresentar, passo a passo, o aprimoramento de Leonardo como anatomista. Além disso, para facilitar a apreensão dos conteúdos, elas foram organizadas em nove grandes áreas de estudo: Sistema Esquelético, Sistema Muscular, Anatomia Comparada, Sistema Cardiovascular, Sistema Nervoso, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, Sistema Urogenital e Embriologia.
As anotações de Da Vinci que acompanham as imagens oscilam entre um tom descritivo e explicativo e outro um tanto quanto autobiográfico e anedótico.
Tradução do Italiano para o Inglês, Comentários e Introdução: Charles D. O’Malley e J. B. de C. M. Saunders
Tradução para o Português: Pedro Carlos Piantino Lemos e Maria Cristina Vilhena Carnevale
Coedição Editora da Unicamp
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Avaliação 5.00 de 5
R$150,00Vencedor do Prêmio Jabuti 2016
Categoria Projeto Gráfico
Tomás Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização do teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse o seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcante. Luís Bueno destaca neste livro o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.
Projeto Gráfico: Negrito
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R$150,00 R$67,50Tomás Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização de teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse o seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcanti. Luís Bueno destaca neste livro o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.
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R$54,00Nas Cartas a Miranda: Sobre o Prejuízo que o Deslocamento dos Monumentos da Arte da Itália Ocasionaria às Artes e à Ciência (1796) Quatremère de Quincy elabora de maneira original a intrínseca relação da obra com o contexto em que está inserida, e a importância capital desse contexto; problematiza a transferência de obras de arte a partir de sua visão de como se aprende o fazer artístico e a apreciar a produção artística; e oferece contribuições de grande interesse no que respeita à fundamentação teórica de questões de preservação. Seu raciocínio é desenvolvido a partir de uma postura ética, em prol do bem comum e do interesse público.
Organização e Tradução: Paulo Mugayar Kuhl e Beatriz Mugayar Kuhl
Coleção Artes&Ofícios
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R$72,00Cena Macaca reúne esboços inéditos do arquiteto e ambientalista Zé Pedro. Extraídas de mais de 150 cadernos de anotações, as ilustrações foram selecionadas e organizadas por Gaio Hungria, especialista em pintura e desenho. O conjunto resultante se aproxima do primitivo e do infantil, que introduzem nonsense e ironia aos pequenos textos que acompanham as imagens. A comicidade de nossos costumes é representada pela atitude debochada dos macacos e de outros seres da natureza ou do limbo.
Organização: Gaio Hungria
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R$31,00Os dez desenhos aqui apresentados são de 1982 e originalmente feitos a nanquim. Eles fizeram parte da exposição Arte Micro, coletiva organizada por Regina Silveira e por Rafael França com 32 artistas. Parte dessa série foi usada como contraponto visual para o poema il M ago dell om ega, de Haroldo de Campos. Em Corredores para Abutres, vetores indicam a trajetória das aves, mostrando se irão colidir ou lançar-se em voos suicidas.
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R$40,00 R$12,40Miolo com pequenas manchas nas bordas
Os dez desenhos aqui apresentados são de 1982 e originalmente feitos a nanquim. Eles fizeram parte da exposição Arte Micro, coletiva organizada por Regina Silveira e por Rafael França com 32 artistas. Parte dessa série foi usada como contraponto visual para o poema il M ago dell om ega, de Haroldo de Campos. Em Corredores para Abutres, vetores indicam a trajetória das aves, mostrando se irão colidir ou lançar-se em voos suicidas.
Projeto Gráfico: Marcelo Cordeiro
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R$64,00 R$38,40Desculpe a Letra é uma página à parte na vasta e sempre inovadora obra do multiartista, designer, cenógrafo e inventor Guto Lacaz. Dividida em catorze seções temáticas, esta coletânea traz os desenhos em preto e branco que, por muito tempo, ilustraram a coluna de Joyce Pascowitch no jornal Folha de S.Paulo. É uma ótima oportunidade de rever seus traços sagazes e bem-humorados, que marcam presença na história recente do jornalismo brasileiro.
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Avaliação 4.94 de 5
R$520,00Em comemoração aos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), a Ateliê Editorial reedita a Divina Comédia, uma das obras-primas da literatura mundial. E reedita mantendo o texto e o projeto gráfico inovador da edição anterior (leitura descendente nos círculos do Inferno e leitura ascendente no Paraíso). Além de trazer de volta a primorosa tradução do erudito italiano João Trentino Ziller publicada originalmente em 1953, em Minas Gerais – a presente reedição do poema oferece as ilustrações de Sandro Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas somente na década de 1980.
Tradução e Notas: João Trentino Ziller
Apresentação: João Adolfo Hansen
Notas à Comédia de Botticelli: Henrique Xavier
Ilustrações: Sandro Botticelli
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R$30,00O método das contradições é o modo como Britto aborda o modernismo brasileiro e seus desdobramentos. Sua reflexão parte das vanguardas europeias e da Semana de 1922 para chegar à bossa nova e à tropicália. Nesse trajeto, são analisadas as relações da literatura, da música e da educação com os problemas culturais, sociais e políticos do país. O autor argumenta que as contradições do modernismo brasileiro são as de nosso comportamento lírico – ora intimista e individual, ora crítico e social.
Apresentação: Glauber Rocha
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R$69,00O renascentista Iacopo Carrucci, aluno de Da Vinci, distanciou-se do classicismo e tornou-se um dos principais representantes do maneirismo toscano. Nos últimos anos de vida, enclausurado numa torre, ele escreveu um Diário com detalhes do cotidiano e desenhos de sua última obra – os afrescos da Basílica de San Lorenzo. Em Nome do Corpo recupera e discute a obra desse artista controverso e inovador. Além da edição bilíngue do Diário, este volume traz ilustrações e ensaios críticos.
Bilíngue
Organização, Tradução e Notas: Homero Freitas de Andrade
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Avaliação 5.00 de 5
R$75,00Em O Encanto de Narciso o autor transita pelos temas que têm lhe sido caros ao longo de sua trajetória enquanto pensador e criador de imagens
como história, memória, cultura visual, poética e, por certo, a ficção, elemento que, de uma forma ou de outra, permeia as representações fotográficas. A narrativa é estruturada a partir de uma centena de textos-síntese de leitura independente, porém articulados direta ou indiretamente. Ao final, percebe-se como todos se remetem entre si, na sua essência, não obstante a diversidade temática das seis partes que compõem o livro. Kossoy percorre a natureza própria e ilimitada da fotografia enquanto forma de expressão, produto social e cultural, cujo constructo abriga em si um ambíguo processo de criação de realidades, que repercute além do próprio fato e do registro. Um constructo a ser desmontado.
Veja a entrevista dada pelo autor para o Itaú Cultural
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