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Este volume reúne doze ensaios do crítico João Alexandre Barbosa. Em alguns dos capítulos, o autor dedica-se a analisar as relações entre a arte, a crítica e a construção do conhecimento. Um deles recupera o legado de José Veríssimo para a historiografia da literatura brasileira. Os outros textos são dedicados a obras de grandes nomes da literatura, como João Cabral de Melo Neto, Machado de Assis, Mário de Andrade, Eça de Queirós, Ítalo Calvino e Jorge Luís Borges, entre outros.
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R$74,00
Andrea Hossne, professora e pesquisadora da USP, faz neste estudo uma leitura minuciosa dos célebres romances de Gustave Flaubert e Margaret Atwood. Nessa análise, ela retoma certos aspectos da tradição literária e levanta discussões teóricas para formular o conceito de bovarismo. A partir dele, analisa os princípios comuns de construção das protagonistas Emma Bovary e Joan Foster: ambas representam, cada qual a seu modo, uma tentativa de reconstruir o passado frente a um presente angustiante.
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R$62,00
Desde o mestrado, concluído em 1979, Simone Caputo Gomes dedica-se ao estudo da literatura desse jovem país. Nos ensaios deste volume, resultantes desse percurso, a autora privilegia dois focos: as relações entre a literatura cabo-verdiana e a cultura crioula; e o diálogo entre essa literatura e outras artes, como a música, a pintura e a escultura. Dentro dos estudos brasileiros sobre literaturas africanas, seu mérito maior é apresentar ao leitor as produções mais recentes do arquipélago.
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R$102,00
O Caderno de Literatura e Cultura Russa é uma revista bienal do Departamento de Letras Orientais da Universidade de São Paulo. Destina-se aos pesquisadores interessados em temas relacionados à Rússia: literatura, artes, filosofia e ciências humanas em geral. Um dos números disponíveis traz um dossiê que desvenda a vida e alguns aspectos da criação poética de Aleksandr Púchkin. Este número tem como tema central um dos maiores nomes da literatura russa e mundial: Fiódor Dostoiévski.
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R$71,00
Os críticos têm se debruçado com afinco sobre os romances de Mário de Andrade, dos quais Macunaíma é o mais exaltado. A mesma atenção não é dedicada à prosa curta do escritor. Ivone Rabello toma como objeto de estudo o volume Contos Novos. Ela considera tanto os textos de uma edição póstuma quanto os caminhos da criação, materializados nos manuscritos de Mário. Em sua análise, a autora consegue capturar a rica face contista de um dos maiores representantes do modernismo brasileiro.
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R$70,00
Caminhos do Romance em Portugal: Camilo, Eça e o Folhetim Francês, de Andréa Trench de Castro, propõe uma aproximação de dois escritores praticamente contemporâneos, porém pouco estudados em perspectiva comparada. Com base nos pressupostos teóricos do comparatismo histórico-literário e das transferências culturais, a autora relativiza a visão de que a literatura e a cultura francesas teriam representado para Portugal e seus escritores uma influência hegemônica e centralizadora, lançando um novo olhar sobre a produção inicial de Camilo e Eça e repensando alguns aspectos do romance-folhetim oitocentista produzido em Portugal.
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R$65,00
“É nesse sentido que o autor de Cenas em Jogo acaba propondo a sua contribuição ao campo da Psicologia da Arte – uma perspectiva que, visando expressar poeticamente a experiência implicada entre obra e receptor, opera com a liberdade crítica exigida pela elaboração de qualquer nova interpretação, necessária para compor um saber com sabor – uma perspectiva poético-crítica.” [João A. Frayze-Pereira]
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R$70,00
Desde os primeiros livros de Clarice Lispector, o olhar aparece como o principal instrumento de conhecimento e autoconhecimento. O objetivo principal deste ensaio é desenhar a trajetória de gênese desse olhar, elegendo como momento privilegiado o romance A Cidade Sitiada, de 1949. Por meio dele, a autora procura compreender um dos aspectos centrais da obra de Clarice: o modo como sujeito e mundo se constituem. Regina Pontieri é professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP.
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O general Anfitrião se ausenta do lar, partindo para mais uma guerra. Oportunidade essa aproveitada pelo deus Júpiter, que se transfigura no general e assim engana sua esposa, Alcmena, que o aceita como seu verdadeiro marido. Dessa união, nasce o semideus Hércules, por todos conhecidos como uma das mais importantes figuras da Guerra de Troia. Fica a questão: constitui uma comédia ou uma tragédia o enredo do nascimento de Hércules através da infidelidade involuntária de sua mãe, Alcmena, cometida com o grande deus Júpiter disfarçado em seu marido Anfitrião, auxiliado pelo deus Mercúrio fantasiado do escravo Sósia? A peça de Plauto discute questões fundamentais como os duplos, o engano, o abuso da autoridade da parte dos deuses, a comédia profundamente humana do marido traído. Este livro nos ajuda a entender como nomes próprios como Anfitrião e Sósia transformaram-se em substantivos tão ubíquos quanto complexos em nossa tradição intelectual.
Coedição: Editora Kotter
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R$68,00
Maria Angélica Guimarães Lopes, professora de Literatura Brasileira na Universidade da Carolina do Sul (EUA), investiga aspectos temáticos e estilísticos que ainda não foram devidamente examinados pela crítica literária brasileira. Para isso, ela se debruça sobre obras esquecidas ou analisadas com superficialidade, como as de Carmem Dolores, Oswaldo França Junior, Frei Betto, entre outros. A autora procura, assim, oferecer um panorama mais rico de cem anos da literatura brasileira.
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Maria Angélica Guimarães Lopes, professora de Literatura Brasileira na Universidade da Carolina do Sul (EUA), investiga aspectos temáticos e estilísticos que ainda não foram devidamente examinados pela crítica literária brasileira. Para isso, ela se debruça sobre obras esquecidas ou analisadas com superficialidade, como as de Carmem Dolores, Oswaldo França Junior, Frei Betto, entre outros. A autora procura, assim, oferecer um panorama mais rico de cem anos da literatura brasileira.
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“As cores são ações da luz. Ações e paixões”, diz Goethe. E é à reverberação de significados desta frase, antes poética que científica, que se quer vincular o título deste livro de ensaios sobre Grande Sertão: Veredas e alguns contos e novelas de Guimarães Rosa. Efetivamente, num recurso interpretativo, alguns de seus textos, objetos aqui de análise, são colorizados. As cores estão também presentes nas fotografias de Germano Neto, que povoam estas páginas: que essas fotos cumpram sua função de suporte imagético para o mundo do sertão, na sua realidade poética e geográfica – mesmo que saibamos, com Riobaldo, que “sertão: é dentro da gente.”
Capa: Moema Cavalcanti
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R$72,00
Esta coletânea de ensaios ilustra o que hoje, na área da literatura, é chamado de “pós-crítica”. Em outras palavras: os ensaios aqui coligidos abordam o texto literário (estrangeiro) a partir das mais variadas posturas teórico-críticas, desde as focadas nos desdobramentos do New Criticism, do Formalismo Russo e do (Pós-)Estruturalismo até as desenvolvidas sob a égide dos Estudos Culturais, abrindo na área literária novos horizontes para os textos e novas possibilidades de (re)leitura.
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Num certo momento de 2018, numa das suas estadas para lecionar cursos intensivos na Universidade de Coimbra, e em particular no seu Instituto de Estudos Brasileiros, Paulo Franchetti solicitou a minha ajuda para tentar extrair de um conjunto de textos seus de há alguns anos um ou mais livros. Lidos os textos, não me pareceu, contudo, difícil extrair deles o livro que rapidamente ganhou a forma que viria a ser a deste, tal a coerência e coesão de pensamento que anima a escrita de Franchetti sobre a poesia brasileira contemporânea. Dos dois títulos que propus, a escolha acabou por recair, com alguma naturalidade, sobre “Crise em Crise”, ainda que o subtítulo decida pela modéstia e informalismo de uma contribuição que está longe de se resumir a umas “notas”, já que o que aqui está em pauta é de fato uma operação sistemática, histórica e teoricamente informada, de desmonte da doxa poética e poetológica brasileira posterior ao Concretismo [Osvaldo M. Silvestre].
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R$78,00
Este livro é composto por ensaios que visitam momentos diversos da crítica literária brasileira e algumas de suas figuras mais representativas. Sua matéria é a trajetória de antagonismos e convergências, compromissos e polêmicas que vêm perpassando o exercício da crítica desde que ela começa a dar sinais de existência no Brasil – seja no século XIX, quando esteve envolvida ora com o anseio romântico por uma literatura nacional, ora com a indagação sobre o lugar do país no âmbito mais amplo da civilização ocidental moderna, seja no século XX, quando o debate se consolidou nas páginas da grande imprensa, para depois se recolher cada vez mais às universidades. Ou mesmo aqui, nestes ensaios, quando a crítica se volta para si mesma, para repensar seus percursos e rediscutir seus pontos fulcrais.
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R$39,00
Ao longo dos últimos séculos, a Idade Média vem exercendo fascínio em pessoas do mundo todo. Isso se deve em parte ao Romantismo, que reviveu esse mundo mágico de poesia, das catedrais e dos torneios de cavalaria. É com esse espírito que Segismundo Spina adentra esse universo de aventura e encantamento, recuperando por meio da literatura um período fundamental da história do Ocidente. Publicado pela primeira vez em 1973, A Cultura Literária Medieval volta agora em nova edição.