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R$63,00Esta é uma compilação de quase duzentas ilustrações criadas pelo pintor e desenhista Marcelo Cipis para o caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo. Seus desenhos complementavam a coluna de Joyce Pascowitch, que assina a apresentação do livro. O artista é dono de um traço sutil, de leitura nem um pouco óbvia. Na coluna diária, guiados pela sensibilidade da colunista e do ilustrador, a imagem e o texto caminhavam juntos numa interação que dispensava diálogos.
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R$63,00 R$37,80Esta é uma compilação de quase duzentas ilustrações criadas pelo pintor e desenhista Marcelo Cipis para o caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo. Seus desenhos complementavam a coluna de Joyce Pascowitch, que assina a apresentação do livro. O artista é dono de um traço sutil, de leitura nem um pouco óbvia. Na coluna diária, guiados pela sensibilidade da colunista e do ilustrador, a imagem e o texto caminhavam juntos numa interação que dispensava diálogos.
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Capa com manchas
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R$86,00Autodidata e sofisticado, Mário Cafiero reúne aqui mais de trinta anos de trabalho. Segundo o artista, sua produção é marcada pela “busca constante de signos que possam traduzir ou acrescentar ao olhar”. Os desenhos e ilustrações foram publicados originalmente pela Folha de S. Paulo ou usados em anúncios e embalagens, muitos ainda inéditos. Admirado em seu meio, o “mestre Mário”, nas palavras de Guto Lacaz, já ilustrou livros de grandes escritores brasileiros.
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Avaliação 5.00 de 5
R$308,00O livro Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci reproduz os mais de 1200 desenhos anatômicos de Da Vinci, distribuídos em 215 gravuras feitas em preto e branco. Conhecidas por sua extraordinária beleza e precisão, tais imagens antecederam, em muito, trabalhos análogos que viriam a aparecer até o século XVII. Na presente edição, as figuras foram dispostas em ordem cronológica com o objetivo de apresentar, passo a passo, o aprimoramento de Leonardo como anatomista. Além disso, para facilitar a apreensão dos conteúdos, elas foram organizadas em nove grandes áreas de estudo: Sistema Esquelético, Sistema Muscular, Anatomia Comparada, Sistema Cardiovascular, Sistema Nervoso, Sistema Respiratório, Sistema Digestório, Sistema Urogenital e Embriologia.
As anotações de Da Vinci que acompanham as imagens oscilam entre um tom descritivo e explicativo e outro um tanto quanto autobiográfico e anedótico.
Tradução do Italiano para o Inglês, Comentários e Introdução: Charles D. O’Malley e J. B. de C. M. Saunders
Tradução para o Português: Pedro Carlos Piantino Lemos e Maria Cristina Vilhena Carnevale
Coedição Editora da Unicamp
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Avaliação 5.00 de 5
R$360,00Mesclando a análise da evolução das capas com a história do desenvolvimento do livro, dos editores e dos capistas, Ubiratan Machado oferece uma visão ampla e consistente da história do livro brasileiro do ponto de vista de suas capas. O autor costura a história das capas na trajetória das principais escolas literárias do período em tela, ressaltando as interações entre forma e conteúdo. Dessa forma, passamos pelo romantismo, pelo naturalismo, pelo simbolismo e vemos um grande quadro do modernismo. A alguns dos grandes artistas da capa são reservados capítulos inteiros: J. U. Campos, Di Cavalcanti, Belmonte, Dorca e, talvez aquele que seja pintado com as cores mais belas, Santa Rosa. Naturalmente, há todo um capítulo dedicado à obra infantil de Monteiro Lobato, artista de talentos múltiplos, cuja biografia se confunde com a história do livro na primeira metade do século XX.
Com mais de mil e setecentas imagens de capas, o amante dos livros, Ubiratan Machado, oferece uma densa e coesa história das capas dos livros no Brasil. Obra que nasce original e clássica, tornar-se-á indispensável nas prateleiras de bibliófilos e historiadores. [Felipe Castilho de Lacerda]
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O Livro tem 28 de altura por 30 de largura e 4,3 de espessura.
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R$150,00 R$67,50Tomás Santa Rosa dedicou-se a vários ofícios no campo das artes plásticas: executou pinturas e gravuras, criou capas, ilustrações e projetos gráficos para livros, revistas e jornais, elaborou cenários e figurinos para o teatro. Foi responsável pela cenografia da peça Vestido de Noiva, dirigida por Ziembinski em 1943, considerada um divisor de águas no processo de modernização de teatro brasileiro. A convivência com Portinari, com quem trabalhou e de quem se tornou amigo, permitiu que aperfeiçoasse o seu apurado senso estético. Com esse conhecimento, Santa Rosa passou a assinar a coluna de crítica de arte no Diário de Notícias em 1945, herdando o posto do aclamado Di Cavalcanti. Luís Bueno destaca neste livro o que considera fundamental para o conhecimento da história da editoração e do design gráfico no Brasil: as capas criadas por Santa Rosa.
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R$72,00Cena Macaca reúne esboços inéditos do arquiteto e ambientalista Zé Pedro. Extraídas de mais de 150 cadernos de anotações, as ilustrações foram selecionadas e organizadas por Gaio Hungria, especialista em pintura e desenho. O conjunto resultante se aproxima do primitivo e do infantil, que introduzem nonsense e ironia aos pequenos textos que acompanham as imagens. A comicidade de nossos costumes é representada pela atitude debochada dos macacos e de outros seres da natureza ou do limbo.
Organização: Gaio Hungria
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Avaliação 5.00 de 5
R$69,00Prêmio Good Design Awards 2013
Prêmio If Design Awards 2013
Prêmio Lusófono da Criatividade 2014
Utilizando-se apenas de imagens de um antigo catálogo brasileiro de clichês tipográficos (Catálogo de Clichês D. Salles Monteiro, publicado em edição fac-similar pela Ateliê Editorial, em 2003), Gustavo Piqueira compõe uma inusitada narrativa visual contemporânea em seu novo livro, Clichês Brasileiros.
Os clichês tipográficos eram matrizes, gravadas em madeira ou metal, utilizadas como complemento figurativo ao conteúdo textual no processo tipográfico de impressão, método dominante na produção de impressos durante quase cinco séculos.
Mas o título do livro não se deve exclusivamente às matrizes usadas para a confecção das ilustrações. A cada virada de página, topamos com outro tipo de clichês brasileiros: dos históricos, como a chegada dos portugueses, a catequização dos índios ou os ciclos do café e do ouro, até clichês do Brasil de hoje, cheio de engarrafamentos, dívidas, condomínios fechados e alienação. Todos retratados com sutil irreverência e grande riqueza gráfica.
O livro possui capa em lâmina de madeira impressa em serigrafia, fixada com fita adesiva, e tem tiragem única de mil exemplares numerados.
Projeto Gráfico: Gustavo Piqueira (Casa Rex)
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R$31,00Os dez desenhos aqui apresentados são de 1982 e originalmente feitos a nanquim. Eles fizeram parte da exposição Arte Micro, coletiva organizada por Regina Silveira e por Rafael França com 32 artistas. Parte dessa série foi usada como contraponto visual para o poema il M ago dell om ega, de Haroldo de Campos. Em Corredores para Abutres, vetores indicam a trajetória das aves, mostrando se irão colidir ou lançar-se em voos suicidas.
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R$40,00 R$12,40Miolo com pequenas manchas nas bordas
Os dez desenhos aqui apresentados são de 1982 e originalmente feitos a nanquim. Eles fizeram parte da exposição Arte Micro, coletiva organizada por Regina Silveira e por Rafael França com 32 artistas. Parte dessa série foi usada como contraponto visual para o poema il M ago dell om ega, de Haroldo de Campos. Em Corredores para Abutres, vetores indicam a trajetória das aves, mostrando se irão colidir ou lançar-se em voos suicidas.
Projeto Gráfico: Marcelo Cordeiro
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R$64,00 R$38,40Desculpe a Letra é uma página à parte na vasta e sempre inovadora obra do multiartista, designer, cenógrafo e inventor Guto Lacaz. Dividida em catorze seções temáticas, esta coletânea traz os desenhos em preto e branco que, por muito tempo, ilustraram a coluna de Joyce Pascowitch no jornal Folha de S.Paulo. É uma ótima oportunidade de rever seus traços sagazes e bem-humorados, que marcam presença na história recente do jornalismo brasileiro.
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Avaliação 4.94 de 5
R$520,00Em comemoração aos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), a Ateliê Editorial reedita a Divina Comédia, uma das obras-primas da literatura mundial. E reedita mantendo o texto e o projeto gráfico inovador da edição anterior (leitura descendente nos círculos do Inferno e leitura ascendente no Paraíso). Além de trazer de volta a primorosa tradução do erudito italiano João Trentino Ziller publicada originalmente em 1953, em Minas Gerais – a presente reedição do poema oferece as ilustrações de Sandro Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas somente na década de 1980.
Tradução e Notas: João Trentino Ziller
Apresentação: João Adolfo Hansen
Notas à Comédia de Botticelli: Henrique Xavier
Ilustrações: Sandro Botticelli
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R$64,00Hackert ensinou desenho a Goethe durante sua passagem pela Itália. Goethe o admirava tanto que pensou em abandonar a poesia para também se tornar pintor. Este volume contém a tradução dos Fragmentos Teóricos de Hackert, editados pelo aluno ilustre. Traz ainda textos sobre a importância do artista para o poeta alemão e para a pintura de paisagem no Brasil do século XIX. Essas reflexões confrontam as ideias de Goethe e Hackert sobre a relação da arte com a ciência e a natureza.
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Avaliação 5.00 de 5
R$98,00Uma leitura reservada até então às crianças e fora de catálogo há muito tempo chega ao público adulto brasileiro: vinte narrativas em imagens e versos criadas nas décadas de 1860/1870 pelo clássico alemão Wilhelm Busch, precursor das histórias em quadrinhos, e traduzidas pelo poeta Guilherme de Almeida nos anos 1940 se tornam novamente acessíveis numa edição bilíngue, comentada e acrescida de manuscritos de tradução. Os virtuosos desenhos do artista, impressos em preto e branco, como em suas primeiras reproduções xilográficas para semanários humorísticos de Munique, dialogam com poemas reveladores de grande domínio da arte versificatória, tanto no original alemão quanto na recriação em português, gerando um elaborado jogo de assimetrias entre palavras e imagem.
Capa: Gustavo Piqueira/ Casa Rex
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R$148,00Nascido na comunidade judaica de Vilna, na Lituânia, Lasar Segall fixou-se em São Paulo em 1923. Considerado um dos grandes representantes do modernismo no Brasil, ele retratou a degradação humana e a violência dos regimes totalitários. Mostrou o genocídio, a resignação e o cansaço dos refugiados judeus, transformando a metáfora do sofrimento em força motriz de sua obra. Esta sofisticada edição contém pinturas de Segall consideradas fundamentais na história da arte brasileira.
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R$85,00Lugar, Tempo, Olhar fala da arquitetura românica francesa e dos desafios que ela traz ao olhar de hoje. Para isso, o livro põe em contato construções dos séculos IX ao XIII e exemplares da arte contemporânea brasileira. A autora comenta sete artistas que, em 2006, participaram da exposição A Arte Românica Vista do Brasil, realizada numa antiga igreja na Borgonha francesa. O livro traz também reproduções das obras, figuras, textos técnicos, glossário e bibliografia.
Tradução: Rita Faleiros