Exibindo 1–16 de 70 resultados
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R$62,00João Anzanello Carrascoza, ficcionista e estudioso da publicidade, já demonstrou em suas obras como o texto publicitário mimetiza recursos linguísticos e procedimentos usuais da literatura na formação de seu cânone. Em A Lírica do Consumo, ele subverte este ponto de partida, ao investigar aspectos do consumo mobilizados na comunicação publicitária por meio de obras literárias de autores nacionais e estrangeiros. O livro reúne onze ensaios de alta voltagem analítica e absoluta originalidade, além do texto integral de sua “Suíte Acadêmica”, artigo científico que causou polêmica no campo pela escrita em prosa poética.
Coleção Azul n. 7
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R$75,00João Alexandre Barbosa aponta, aqui, para a necessidade de uma autonomia poética que não oculte as tensões entre linguagem e realidade. É essa a motivação dos textos em que o crítico problematiza as fronteiras entre a ética da escritura e a ética do saber religioso, filosófico e científico. Nos outros ensaios, o autor faz análises de cunho estético e retoma alguns dos temas mais recorrentes em sua crítica. Entre eles, destacam-se as obras de Cervantes, Dostoiévski, Valéry e João Cabral.
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R$75,00 R$52,50João Alexandre Barbosa aponta, aqui, para a necessidade de uma autonomia poética que não oculte as tensões entre linguagem e realidade. É essa a motivação dos textos em que o crítico problematiza as fronteiras entre a ética da escritura e a ética do saber religioso, filosófico e científico. Nos outros ensaios, o autor faz análises de cunho estético e retoma alguns dos temas mais recorrentes em sua crítica. Entre eles, destacam-se as obras de Cervantes, Dostoiévski, Valéry e João Cabral.
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Avaliação 5.00 de 5
R$76,00Marcelo Cid reúne nesta Antologia cerca de trezentas histórias provenientes da Antiguidade greco-latina num arco de tempo que começa no século VIII a.C., com excertos de Homero, e se estende até o século VI d.C. Provenientes de textos poéticos, mas também de obras de Filosofia, História, Teologia e Medicina (quem diria?), são narrativas breves, dotadas não só de algum evento extraordinário mas também de certa incômoda estranheza, que só faz aguçar a curiosidade dos leitores. Quem tiver predileção pelo gênero fantástico se verá brindado por não poucas histórias do seu gosto, sem o trabalho de encontrá-las dispersas entre outras de gênero diverso ou perdidas em livros inalcançáveis. Como anfitriões educados, elas nos convidam gentilmente à leitura, mas aos convidados é difícil parar de ler e ir embora. [João Angelo Oliva Neto]
Organização: Marcelo Cid
Capa e Projeto Gráfico: Gustavo Piqueira / Casa Rex
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Avaliação 4.50 de 5
R$44,90Este livro é sobre a prosa de Gertrude Stein, sobre as influências que ela exerceu e exerce sobre artistas e escritores, e sobre sua tradução, interlinguística e intersemiótica. Mas “Gertrude é uma Gertrude” (Augusto de Campos, 1986). Ela ainda parece ser, como Edmund Wilson sugeriu há décadas, “absolutamente ininteligível mesmo para o mais simpático leitor”. Se seus experimentos não se adequaram facilmente ao aparato crítico-teórico de seu tempo, isso parece não ter avançado muito. As razões são bem conhecidas. Ao subverter premissas fundamentais, manipular surpreendentemente gêneros e normas, Gertrude criou um idioma experimental quase sem precursores. Sua prosa exige um leitor especial, atento a pequenas variações (fônicas, rítmicas, prosódicas, sintáticas, semânticas) criadas pela manipulação de um pequeno acervo de grupos lexicais ordinários, como moduladores adverbiais e cláusulas transitivas, e liberto dos efeitos criados pela redundância aparente. Qualquer abordagem de sua obra deve enfrentar seu “lance de dados”, “indigesto” até hoje. Ele desafia teorias, métodos, categorias, classificações e hábitos de interpretação. O cenário que emerge deste livro sugere que domínios radicais de invenção e descoberta de novos processos de linguagem, em muitos ambientes artísticos, deve à obra de Gertrude aquilo que ela melhor representa — a vertente experimental mais originalmente independente da tradição conhecida.
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R$56,00Os ensaios de Atando as Pontas da Vida tratam da prosa de ficção, especialmente aquela feita em nossa literatura a partir da década de 1930, momento crucial de nossa modernidade literária. Numa segunda parte do livro, fazem um excurso brevíssimo pela prosa de Franz Kafka, terminando em dois textos memorialísticos. O conjunto forma quase que naturalmente um movimento circular, não só por certa simetria nas datas de escrita dos textos, como também pela recorrência de alguns temas e motivos, sendo o principal deles a figura paterna, personagem que aparece no início dos textos, reaparece em vários outros, terminando por ser tematizado no ensaio-crônica que fecha o volume.
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R$70,00“Após o abandono da crença em Deus, a poesia é aquela essência que toma seu lugar como redenção da vida”, lembra Terry Eagleton ao citar o poeta Wallace Stevens. Mas, se a essência é a própria expressão da beleza, então a Bíblia não deveria ser a fonte primeira, a síntese de tudo, na qual reside a beleza e a salvação?
Os capítulos reunidos nesse belíssimo livro, organizado por João Leonel, abrem novas veredas para essa questão aparentemente insolúvel da fé e da fruição por meio da leitura bíblica. Ou, melhor dizendo, da palavra que assume a vocação salvacionista, capaz de conduzir o leitor/ouvinte a uma experiência mística, embora não se descuide de seu valor estético. Reside, talvez, nessa aparente dualidade – fé/fruição – o fascínio que os leitores ateus da Bíblia despertam, particularmente quando o trato com a palavra constitui sua profissão de fé. O maior mérito de Bíblia, Literatura e Recepção consiste em extrair da Palavra o seu valor estético, a sua beleza, reafirmando, outrossim, a fé, a esperança e o amor na obra humana. E se o lapso que separa o tempo da produção dos textos do tempo de sua recepção não raro força a análise ao limite do anacronismo, este parece um risco necessário para aqueles que desejam manter viva a leitura da Bíblia. [Marisa Midori Deaecto]
Coedição: Editora Mackenzie
https://www.youtube.com/watch?v=F4IVuo0DMKg
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R$63,00Este volume reúne doze ensaios do crítico João Alexandre Barbosa. Em alguns dos capítulos, o autor dedica-se a analisar as relações entre a arte, a crítica e a construção do conhecimento. Um deles recupera o legado de José Veríssimo para a historiografia da literatura brasileira. Os outros textos são dedicados a obras de grandes nomes da literatura, como João Cabral de Melo Neto, Machado de Assis, Mário de Andrade, Eça de Queirós, Ítalo Calvino e Jorge Luís Borges, entre outros.
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R$63,00 R$44,10Este volume reúne doze ensaios do crítico João Alexandre Barbosa. Em alguns dos capítulos, o autor dedica-se a analisar as relações entre a arte, a crítica e a construção do conhecimento. Um deles recupera o legado de José Veríssimo para a historiografia da literatura brasileira. Os outros textos são dedicados a obras de grandes nomes da literatura, como João Cabral de Melo Neto, Machado de Assis, Mário de Andrade, Eça de Queirós, Ítalo Calvino e Jorge Luís Borges, entre outros.
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R$75,00Cena Absurdo, de Pedro Marques, traz poemas com desatinos no meio da vida cotidiana. O aspecto que unifica os poemas é “a denúncia da hipocrisia, do contraditório, da incongruência, que se fazem revelar nas cenas mais corriqueiras: aí reside o desabrochar do absurdo que passa despercebido quando nele estamos inseridos”, escreve Luís Fernando Prado Telles. O inusitado é reforçado pelo projeto editorial, trabalho da Ateliê Editorial com o Estúdio Risco. O livro apresenta clusters sonoros quando dispõe dois ou três poemas na mesma página. Ao longo do volume, flagram-se dez clusters concretos de notas, palavras e vozes simultâneas. O autor expande as fronteiras midiáticas e intelectivas do papel, contando com composições de Juliana Amaral (vocalista dos poemas), Gustavo Bonin e Micael Antunes que reenviam os versos literários à música. A obra, assim, convida à leitura e à audição. Os clusters sonoros podem ser ouvidos por meio do QRCode ou link dispostos na página. Basta teclar ou posicionar à câmera do celular, tablet ou computador. Para Marco Catalão, as vozes “se entrechocam na página, que digladiam, se misturam, se queimam, sem redenção (sem rendição) possível”. Tal experimentação músico-poético gerou o espetáculo a ser visto nos dois lançamentos.
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R$65,00O livro Cicatriz, segundo depoimento do autor, reúne poemas escritos desde 1995 e é feito dos poemas que, presentes, nele estão reunidos, e de outros tantos que formam ausências, sentidas, contudo, no corte e na cicatriz de seus descartes.
Assim, encarte e descarte formam uma das tensões poéticas do livro de Eduardo Guimarães, ao lado da remissão e do corte entre os poemas e mesmo no interior de cada poema.
No arranjo final do livro, essas tensões aparecem como que numa narrativa, cuja sintaxe, pelo estranhamento das combinações, mais do que representar a dúvida, o caminho entrecortado que a produziu, apresenta o próprio poema “W ou V” como o modo da dúvida estampado na forma de sua anunciação. CARLOS VOGT
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R$63,00 R$38,00A narrativa épica e romanesca consagrou a eliminação do homem pelo homem como padrão de heroísmo e universalizou o herói guerreiro na literatura e no cinema. A ficção de Eromar Bomfim rasga essa máscara de heroísmo, que tradicionalmente embelezou e enobreceu o assassinato, e liga uma luz no labirinto turvo, e nada honroso, da violência que motiva os personagens de Coisas do Diabo Contra. [Thelma Guedes]
Capa: Gustavo Piqueira (Casa Rex)
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Avaliação 5.00 de 5
R$68,00A Coleção Clássicos Ateliê dá a público sua edição de O Coruja, romance de Aluísio Azevedo. Uma história em que há algo de patético, trágico e alegórico.
Trata-se de uma edição criteriosa quanto ao estabelecimento do texto do autor, com atualização mediante o Acordo Ortográfico de 1990. Notas editoriais foram acrescidas, sobretudo, em vista do leitor em formação.
Um ensaio luminoso de Maria Schtine Viana antecede o texto da obra, esclarecendo aspectos críticos relevantes e inerentes à narrativa. Destaca-se também um posfácio com informações sobre a vida e a obra de Aluísio Azevedo com farta iconografia.
Maria Schtine Viana atualmente é investigadora do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (CHAM-UNL) e membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT-UNL).
O volume se enriquece com as ilustrações do artista plástico Kaio Romero.
Apresentação e Posfácio: Maria Schtine Viana
Estabelecimento de Texto e Notas: José de Paula Ramos Jr. e Maria Schtine Viana
Ilustrações: Kaio Romero
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R$74,00Num certo momento de 2018, numa das suas estadas para lecionar cursos intensivos na Universidade de Coimbra, e em particular no seu Instituto de Estudos Brasileiros, Paulo Franchetti solicitou a minha ajuda para tentar extrair de um conjunto de textos seus de há alguns anos um ou mais livros. Lidos os textos, não me pareceu, contudo, difícil extrair deles o livro que rapidamente ganhou a forma que viria a ser a deste, tal a coerência e coesão de pensamento que anima a escrita de Franchetti sobre a poesia brasileira contemporânea. Dos dois títulos que propus, a escolha acabou por recair, com alguma naturalidade, sobre “Crise em Crise”, ainda que o subtítulo decida pela modéstia e informalismo de uma contribuição que está longe de se resumir a umas “notas”, já que o que aqui está em pauta é de fato uma operação sistemática, histórica e teoricamente informada, de desmonte da doxa poética e poetológica brasileira posterior ao Concretismo [Osvaldo M. Silvestre].
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R$74,00A relação tensa de Perséfone com a beleza e a morte faz dessa figura mítica uma poderosa metáfora dos jogos de máscara da literatura. Os dezenove artigos deste livro abordam a relação entre morte e ficção em produções portuguesas e brasileiras contemporâneas. As obras analisadas falam de melancolia, negatividade e desamparo. Nas palavras da organizadora, na apresentação, o que está em jogo é uma “literatura do ‘não’, aquela que lida com o vazio e se recusa a dizer, a fazer sentido, a concluir”.
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Avaliação 4.00 de 5
R$45,00Escrever bem vai muito além de produzir um texto burocraticamente correto, claro e coerente. É o que mostra este livro, que traz soluções originais para introduzir um assunto, desenvolver uma ideia, argumentar bem e seduzir o leitor. O autor ensina também a usar pequenas histórias, comparações e metáforas para dar mais consistência a um texto. A segunda parte contém exemplos e exercícios com os passos mais importantes para quem deseja aprimorar a arte de escrever crônicas, contos e romances.