Joanot Martorell

Joanot Martorelli nasceu em Gândia, em 1413 ou 1414. De família de certa nobreza, escreveu um tratado incompleto sobre a ordem da cavalaria, Guillem de Varoic, antes de escrever sua obra-prima, Tirant lo Blanc. Martorelli bebeu em incontáveis fontes ao desenvolver Tirant lo Blanc, muitas vezes apropriando-se de textos alheios. Mas como disse Vargas lLosa, o melhor leitor de Tirant (depois de Cervantes): “num romance. a procedência dos materiais de criação importa menos do que o uso que deles faça o autor; tudo depende do proveito que deles se tire, pois, na criação literária, o fim justifica sempre os meios”.

Tirant lo Blanc foi citado no livro Dom Quixote como sendo o romance de cavalaria que inspirou o cavaleiro da triste figura a sair pelo mundo, em constante luta contra o mal.

Essa edição ganhou o Prêmio Jabuti de tradução em 1998.

Exibindo um único resultado

  • Tirant lo Blanc

    R$120,00

    Prêmio Jabuti de Tradução 1998

    Este romance épico, escrito por um rei valenciano em meados do século XV, é um clássico da literatura universal e influenciou Miguel de Cervantes, que o cita em Dom Quixote de la Mancha. Narra as façanhas de um cavaleiro andante que se transforma em grande general. Dono de enorme força física, o protagonista é também um audaz e sentimental cortejador de sua dama. Cláudio Giordano traduziu o texto a partir da edição integral catalã, publicada em 1947 aos cuidados de Martí de Riquer. O volume conta com prólogo de Mario Vargas Llosa.

    Tradução: Cláudio Giordano
    Prólogo: Mario Vargas Llosa