Exibindo 33–48 de 73 resultados
-
Avaliação 5.00 de 5
R$62,00
“Um livro sem rumo e sem prosa.” Assim o próprio autor define EraOdito, uma reunião de ditos populares graficamente reelaborados e reescritos com muito humor. Marcelino Freire afirma que sempre quis escrever um livro como este, para “transferir frases que não são minhas para o meu domínio – público e popular. Transformar provérbios em máximas mínimas. Como ir no caroço da palavra e tirar uma casquinha. E sugar. Desfiar entrelinha por entrelinha. Dizer o que não diz o ditado”.
-
R$72,00
Este livro fala das dosagens avaliativas típicas do pensamento humano. Fazemos constantes estimativas sobre o valor dos indivíduos, das ações, dos objetos, das artes, dos fenômenos naturais, sociais, psicológicos, enfim, dos fatos que ingressam em nosso campo de presença. Tudo vem acompanhado de certa apreciação como se pudéssemos calcular com medidas (quase) consensuais o nível de relevância dos acontecimentos e conteúdos da vida. Tais quantificações subjetivas, estudadas pela semiótica contemporânea, estão no cerne dos capítulos aqui apresentados.
Claro que os cancionistas também realizam suas estimativas íntimas quando fazem suas canções, inserindo mais (ou menos) música, mais (ou menos) fala, mais (ou menos) concentração temática, mais (ou menos) expansão passional, toda vez que criam suas relações de melodia e letra e calibram o próprio canto. São eles os principais personagens deste volume.
Ler um trecho em pdf
-
R$72,00
Prêmio APCA Melhor Livro de Contos de 2000
O Filho do Crucificado contém uma novela, que dá nome ao livro, e cinco contos, reunidos sob o título “”Flores e Pele à Flor da Pele””. Em todas essas narrativas, o jornalista e escritor Nelson de Oliveira trata de um tema que assombra a humanidade desde sempre: o fim do mundo. De um intercurso sexual com Deus a um bizarro suicídio coletivo, as situações envolvem o leitor da primeira à última linha. Em 2000, este foi considerado o melhor livro de contos pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
-
R$68,00
Os pequenos contos de Bruno Zeni captam instantes de uma cidade fraturada: a São Paulo do começo do século xxi. Escritos entre 1998 e 2000, eles oscilam entre a narrativa e a descrição da paisagem, o jornalístico e o confessional, a colagem e a poesia. Leituras conjuntas do autor e dos artistas convidados levaram a uma unidade orgânica entre os textos e as imagens, especialmente elaboradas para a edição. Livro de estreia de Zeni, O Fluxo Silencioso das Máquinas já foi traduzido para o catalão.
-
Avaliação 4.67 de 5
R$110,00
Apresenta-se aqui ao leitor o texto latino das Geórgicas ao lado de sua tradução por Odorico Mendes. A edição é ricamente anotada para esclarecer alusões mitológicas, o vocabulário técnico e preciso que o tradutor emprega em sua versão, a sintaxe que não raro imita os torneios expressivos do original etc.; as notas trazem, enfim, todo tipo de explanação que possa facilitar sua leitura por um não especialista. Reproduzem-se também os comentários do próprio Odorico, que revelam as concepções de tradução desse “patriarca da tradução criativa” no Brasil, nas palavras de Haroldo de Campos. Por fim, apresentam-se análises minuciosas dos modos vários e instigantes com que o tradutor busca recriar em português efeitos de som, ritmo e ordem das palavras que encontra no original de Virgílio.
Tradução: Manuel Odorico Mendes
Organização: Paulo Sérgio de Vasconcellos
Ler um trecho em pdf
-
Oferta!
R$69,00 R$48,30
oOo – REEDIÇÃO – oOo
Ateliê Editorial reedita O Guarani, clássico da literatura brasileira, esgotado há certo tempo na coleção. Patriotismo idealista, linguagem eloquente e enredo de ações grandiosas caracterizam este romance, considerado o melhor exemplar do indianismo romântico. Publicada durante o Segundo Reinado, a obra é um marco na representação dos valores patriarcais da época. A ação, que se passa no início do século XVII, envolve Ceci, a filha de um desbravador português, e Peri, um índio goitacá. O texto de Alencar ganha, nesta edição, o texto completo de O Guarani, ensaio introdutório, documentação iconográfica, sugestivas ilustrações e mais de 300 notas, esclarecendo dúvidas de vocabulário, história, sintaxe, mitologia e estilo. Nenhuma edição atual apresenta tantas qualidades como esta, organizada por Eduardo Vieira Martins, professor da USP.
Prefácio e Notas: Eduardo V. Martins
Ilustrações: Luciana Rocha
-
R$110,00
Berlim, Viena, Lisboa, Nova York, Rio de Janeiro… 48 edições impressas desde o lançamento simultâneo em Londres e Paris, sem contar as contrafações, reimpressões e reedições.
Como explicar um tal sucesso?
A partir dessa pergunta, Marisa Midori Deaecto nos convida a uma viagem pela velha Europa, nos tempos da Primavera dos Povos, com o fim de desvelar os bastidores da construção de um livro destinado a corroer as bases das lutas democráticas.
Ao recompor a fortuna editorial de De la Démocratie em France, de François Guizot, a autora faz emergir a figura de um grande historiador, jurista e político, que marcou a primeira geração de estudiosos da Revolução Francesa, propôs as linhas mestras do direito constitucional e se tornou o todo poderoso ministro de Luís Filipe, o rei burguês destronado pelo povo na tonitruante Paris de Fevereiro de 1848.
Projeto Gráfico: Negrito Produção Editorial
Capa: Marisa Midori Deaecto (concepção) & Negrito Produção Editorial (arte)
Prefácio: Carlos Guilherme Mota
Posfácio: Lincoln Secco
-
R$280,00
Produção & Circulação, Formas & Mutações
Ao terminar este livro longo e denso, não posso deixar de dizer: “Que súmula! A viagem valeu a pena”. Ele percorre, com efeito, os ecossistemas da comunicação gráfica desde as tabuletas de argila até os livros digitais, desdobrando um conhecimento espantoso, instruindo sem pedantismo o leitor. Como estrangeiro (americano, mas amigo da França), vejo aí a marca de um certo espírito francês: a clareza de exposição apoiada em um domínio profundo da pesquisa; uma bela arquitetura de conjunto aliada a uma erudição colhida na ciência mais recente.
“Este livro se lê de duas maneiras: de ponta a ponta, ao longo de uma narração que retraça a evolução do livro através de três milênios, e como manual em que o especialista ou o simples curioso pode se abeberar, informando-se sobre assuntos precisos a partir de um sumário bem detalhado ou do índice remissivo. [Robert Darnton – Posfácio]
Projeto Gráfico: Gustavo Piqueira (Casa Rex)
Tradução: Antonio de Padua Danesi
Coedição: Edições SESC
-
Avaliação 5.00 de 5
R$58,00
Versos em desalinho, linhas tortas, páginas cheias contrastando com páginas vazias. Em seu livro de estreia, Gabriel Pedrosa relê as transformações subjetivas de nossa época e explora a espacialidade da palavra. Sua pesquisa estética revela influências da poesia concreta, cujas inovações ele amplifica. O poeta cria harmonias “sem recorrer a simetrias fáceis ou a qualquer manual de pureza visual. O projeto gráfico não recusa a complexidade e alça voos próprios”, diz Frederico Barbosa, na apresentação.
-
Oferta!
Avaliação 5.00 de 5
R$59,00 R$41,30
[Lista Unespar 2024] Esta obra, tida como uma das mais belas da literatura brasileira, conta a história de amor entre uma índia tabajara e um guerreiro português. O enredo é uma alegoria da colonização do país, e a protagonista simboliza a união entre o homem e a natureza. Embora seja escrito em prosa, o romance revela a enorme identidade de José de Alencar com a poesia romântica. O estudo introdutório de Paulo Franchetti, professor titular da Unicamp, aborda a gênese do texto alencariano e sua recepção crítica.
Apresentação: Paulo Franchetti (Unicamp)
Notas: Leila Guenther
Ilustrações: Mônica Leite
-
R$68,00
Leituras Imediatas é o último escrito deixado pela Profa. Jerusa, que a Ateliê Editorial traz ao público leitor.
Sensível porém rigorosa, Jerusa Pires Ferreira dá voz a um repertório poético popular que por algum tempo foi menosprezado em circuitos intelectuais mais eruditos.
Aqui, figuram textos produzidos em diferentes momentos, mas que giram em torno da ideia de mitopoéticas, no sentido de que constituem permanente recriação e ao mesmo tempo a levam a problematizar dicotomias para pensar manifestações da cultura. Leituras Imediatas oferece a seu leitor um conjunto variado de ensaios cuja marca é o atravessamento por diversas áreas do saber. Sem perder a simplicidade, sua escritura evidencia uma contribuição teórica e analítica das mais sofisticadas para pensar manifestações de um Brasil contemporâneo.[Adriano C. A. e Sousa]
Capa: Gustavo Piqueira / Casa Rex
Ler um trecho em pdf
-
Avaliação 5.00 de 5
R$92,00
LIVRO 7/8 vem a lume em edição dupla. Como se das cinzas renascesse, suas páginas rompem um silêncio prolongado diante da estupefação que as ondas fascistizantes dos novos tempos provocaram. Uma pausa, sem dúvida, necessária, para repensar seu papel como propagadora da cultura impressa, em uma conjuntura de revoluções e mudanças de paradigmas nos sistemas de comunicação, mas também de destruição e descaso das instituições do livro e da cultura. Pensemos no incêndio que consumiu as riquezas do Museu Nacional, outrossim, nas edições depredadas da biblioteca da Universidade de Brasília.
Mas a LIVRO não pode se calar. Tanto quanto as bibliotecas, os arquivos e os museus, ou, para retomar a ideia de nosso dossiê temático, dos museus contidos nas bibliotecas, nossa REVISTA busca captar as pulsões políticas, as tensões econômicas e os estímulos culturais sentidos por seus principais agentes, no Brasil e no mundo. No momento em que as funções de museus e bibliotecas, na verdade, da educação e da cultura como um todo, são alvos de questionamentos, faz-se necessário refletir e reafirmar, por meio de projetos e vivências concretas, a importância fundamental dessas instituições na vida de uma nação.
Ilustrações: Gustavo Piqueira
Ler um trecho em pdf
-
Avaliação 5.00 de 5
R$70,00
Este material foi concebido como fôlder para uma mostra sobre a censura à produção intelectual no Brasil durante o século XX. No entanto, em função de sua riqueza, acabou sendo publicado também como “livro-catálogo”. A exposição e a publicação desta obra atiçaram o debate sobre a necessidade de abrir os arquivos policiais em todo o país. Livros Proibidos, Ideias Malditas aborda, a partir desses registros, momentos históricos em que a violência simbólica se tornou uma questão de Estado.
-
R$62,00
Este livro construiu-se a partir de pressupostos e sentimentos claros. Todos os textos aqui presentes partem do princípio de que uma nova complexidade cultural – brasileira e mundial – precisa ser reconhecida pelo público brasileiro, a fim de que se possa dar sequência ao aprofundamento de políticas culturais arejadas, incorporando temas que se ligam transversalmente e que envolvem a arte, a cultura e a cidade, a dinamização da esfera pública no âmbito cultural e comunicacional da internet e da televisão, a reorganização institucional do campo, a definição de novas estratégias de compartilhamento de conteúdos, a abertura de acervos, a construção de novos marcos jurídicos, o estabelecimento de políticas de crédito, o apoio a formas econômicas de tipo cooperativo, o debate sobre a regulação das telecomunicações e as bases para uma política de fomento que coordene inovação, excelência e oportunidade.
Organização: José Guilherme Pereira Leite
-
Avaliação 4.33 de 5
R$58,00
“Desconfio que este livro do Fernando Paixão vai dar o que falar, e o que escrever. Pelo seu ineditismo – não existe nada parecido, que eu saiba, por aí – e pelo seu estilo ao tratar da criação literária, das armadilhas e dos maus hábitos (e bons exemplos) do texto. Paixão fez um precioso manual tanto para aspirantes quanto para praticantes da arte da escrita.” [Luis Fernando Veríssimo]
-
R$36,00
A poesia anônima e coletiva das sociedades primitivas está intrinsecamente ligada à música. Ela diz muito sobre a vida desses povos, ainda mal compreendidos entre nós. Neste estudo já clássico, Spina traça uma “gramática” dessa poética cantada e dançada. O autor explora as modalidades de estrutura melódica e analisa suas formas elementares (a repetição, o refrão, o paralelismo e a rima). Por fim, ele chega ao ritmo, princípio constitutivo que a poesia carrega dessa história de música e dança.